Existem alimentos que podemos consumir à vontade?

Por


Postado em 18 de August de 2017


Olá pesscomer sem culpa blogoal, tudo bem?

Muitas pessoas, acreditam que se alimentar bem significa deixar de lado comidas que julgam ser calóricas. Ao procurarem um nutricionista, essas pessoas estão certas de que deverão se despedir de uma lista de alimentos. Mas calma! Na verdade, ter uma alimentação saudável não significa fazer privações ou passar fome, mas sim, apostar em refeições que trazem saciedade e saúde.

Conversando com a nutricionista Giovana Coelho , pude perceber que existem alguns alimentos que podem ser consumidos sem culpa.  Ela  listou cinco dicas que quero compartilhar com vocês: Continue lendo…


Quanto de atividade física é necessário para melhorarmos a saúde?

Por


Postado em 20 de July de 2017


Man and Woman Exercising

Olá pessoal, tudo bem?

Nossa, está tão frio ultimamente que, não sei vocês, mas tenho deixado muito de lado as práticas de exercícios físicos. Fico sempre me perguntando, quanto tempo preciso me exercitar e, infelizmente, a auto sabotagem tem ganhado na maioria das vezes, pois penso que não tenho tempo suficiente em minha rotina diária.

Fico vendo na academia  pessoas passarem 1 , 2 e até 3 horas e penso: gente, isso não é para mim. Uma pela falta de tempo, outra pelo cansaço e por fim, a falta de “saco”. Para tirar a dúvida do quanto é realmente necessário, estive conversando com o especialista do Moovup Vitor Tessutti.

Segundo ele, uma condição saudável de vida depende de uma serie de fatores, dentre eles as condições alimentares, psíquicas, sociais, e também o nosso físico. Dentro deste último componente, existe uma série de necessidades que devemos contemplar. De acordo com o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM), o que compõem uma boa condição física é: aptidão cardiorrespiratória e muscular (força e resistência musculares), composição corporal (percentuais de gordura e massa magra) e flexibilidade. Mas quanto devemos fazer de exercício e/ou atividade física, ou ainda, quanto de cada um destes componentes, para sermos um indivíduo fisicamente saudável? Continue lendo…


É possível ter a barriga dos sonhos?

Por


Postado em 24 de June de 2017


pexels-photo-136409Oi pessoal, tudo bem?

Hoje falarei sobre um assunto que sei que incomoda a maioria de vocês (me incluo nessa maioria): a famosa gordura na região abdominal. As perguntas do tipo “Como diminuir minha barriga” Ou “ Sou magro mas tenho uma barriguinha, o que faço” tem aparecido constantemente, para resolver esses questionamentos, bati um papo com o especialista do Moovup, Paulo Magoo.

Segundo ele, a  região abdominal é um grande depósito de gordura em nosso corpo, seja para manter a temperatura corporal estável, seja para proteger órgãos internos. Ou seja, é normal homens acumularem, ao longo da vida, mais gordura no cinturão lombar e as mulheres da linha umbilical até a região mesofemural (meio da perna). Entretanto, este acúmulo decorrente do envelhecimento natural do corpo pode ser minimizado ou até evitado com algumas providências que resgatam o ESTILO DE VIDA dos nossos antepassados, posto que a obesidade iniciou a poucos milhares de anos. Durante 95% da história da nossa espécie não existiu obesidade e apenas nos últimos 10.000 anos (quando surgiu a agricultura e a pecuária) se registram casos como os que encontramos hoje. Deseja reduzir as medidas umbilicais para toda a vida, sem precisar de choques alimentares?  Continue lendo…


É possível seguir a dieta no inverno?

Por


Postado em 10 de June de 2017


diet and winterOlá pessoal, tudo bem?

E chegou a época mais gostosa no ano: festas juninas, chocolate quente, cobertor, fondue, filme regado a pipocas gourmet, etc.  Diante de “irresistíveis” tentações, como fica a dieta? Vamos engordar no inverno para emagrecer no verão? Brincadeiras à parte, não podemos em hipótese alguma pensar dessa maneira pois sabemos bem a intensidade do desespero que nos bate quando damos tamanho “escorregão”.

Entendo que sentimos mais fome nessa época do ano, mas você sabia que estudos mostram que no inverno é possível emagrecer até 10% a mais do que no verão?! Bom, para manter a temperatura corporal o corpo gasta mais calorias (aí vem a nossa fome) e por isso, acredito que pode ser uma oportunidade para tirarmos proveito. Continue lendo…


Como descobrir o treino ideal para obter força e hipertrofiar meus músculos?

Por


Postado em 27 de May de 2017


ganho de musculosOlá pessoal, tudo bem?

Muitas pessoas têm perguntado sobre os tipos de treino que dão mais resultados na musculação. É realmente um assunto muito vasto e complexo e sabendo disto resolvi conversar com o especialista do Moovup, Clayton G. Crozariol , que é preparador físico e coach Mahamudra.

Segundo ele, há certo tempo que a musculação deixou de ser mais do que apenas deslocar pesos.
Os estudos atuais dão muitas possibilidades de meios e métodos de treinamento de força, existindo diversas possibilidades de estimular seus músculos. Uma clássica versão que ouvimos para treinamento de Hipertrofia aponta séries de 6 até 12 repetições e para treino de força de 1 até 5 repetições, claro que isso varia muito de literatura para literatura. Continue lendo…


Quando cabe o uso de suplementos para ter um corpo saudável?

Por


Postado em 1 de April de 2017


suplemento1Olá pessoal ,tudo bem?

Tenho visto inúmeras perguntas a respeito de suplementos e resolvi retomar este tema. Novamente quero deixar bem claro que a alimentação é a principal fonte de macro e micronutrientes. Ou seja, se você tiver uma alimentação equilibrada e natural terá um corpo saudável e dos sonhos. Certo? Bom, não é bem assim, infelizmente.

Além do fator genético, não podemos nos esquecer da absorção de nutrientes e do “choque” entre eles. Como assim? Eu, por exemplo, tenho um problema muito sério de anemia. Durante um tempo, tomava todos os dias suco verde (com couve, que é rica em ferro) e não costumava coá-lo, pois também tenho constipação intestinal. Refazia meus exames e continuava com anemia. E sabe o que descobri? Percebi que as fibras competem com o ferro. Meu organismo não absorvia todo o ferro que eu consumia. Continue lendo…


Whole30 – Um programa que promete mudar seu corpo em 30 dias

Por


Postado em 6 de March de 2017


whole30-2Olá pessoal, tudo bem?

Acabou o carnaval e novamente estamos em busca do corpo perfeito ou da tão sonhada barriga chapada, não é mesmo?! Pois é, pessoal, estamos no mesmo “barco”, acho que nessa semana o ano deu seu “start” novamente e por isto também estive procurando algo novo para me ajudar a perder o que “ganhei” no carnaval.

Assim, conheci a Whole30. Vocês já ouviram falar? Whole 30 (www.whole30.com) é um programa de emagrecimento, criado em 2009, que promete uma mudança de vida em 30 dias! Incrível, não é?! Bom, seus idealizadores dizem que existem alimentos que afetam silenciosamente nosso corpo (gastrite, peso estagnado, mau hálito, falta de disposição…) e devemos retirá-los por completo da nossa alimentação. Continue lendo…


Qual é o meu peso ideal?

Por


Postado em 17 de February de 2017


Sizes 8, 12 and 14.

Olá pessoal, tudo bem?!

Essa perguntinha vira e mexe permeia nossos pensamentos , não é mesmo?! Quando começamos uma dieta/ reeducação alimentar ou simplesmente olhamos no espelho nos vem algumas dúvidas:

-Quanto preciso emagrecer?

– Será que preciso mesmo emagrecer?

– Quantos quilos preciso engordar?

Vamos olhar esses questionamentos por dois lados: saúde e estética. Em relação a saúde, você precisa ver com seu médico como estão alguns índices preocupantes como colesterol e glicemia, bem como sua dosagem hormonal. Estando tudo ok., vamos para a estética. Como está sua relação com SEU corpo? Digo isto em maiúsculo porque frequentemente me pego querendo ter o corpo de fulana1 ou fulana 2 e acabo me esquecendo do meu biotipo, percentual de gordura ou massa magra e como eu me sinto bem fisicamente. Continue lendo…


O que é necessário para definir o corpo?

Por


Postado em 1 de February de 2017


definicao-1Olá pessoal, tudo bem?

Essa pergunta é bem recorrente nas nossas vidas, não é mesmo?! As vezes achamos que estamos fazendo tudo correto, porém, a tão sonhada definição não aparece. Pelo menos para mim, a definição muscular é um trabalho diário e extremamente sensível.

Sensível? É sim, gente. Muitos pensam que a definição depende tão somente da dupla alimentação + treino. Mas, estudando mais profundamente sobre o tema, percebi que sim, a alimentação correta, com porções diárias de proteínas e gorduras de boa qualidade somada a um treino cadenciado, com repetições realizadas até a falha muscular e cargas compatíveis têm sua fundamental importância na hipertrofia muscular.

Porém, vocês sabiam que a hipertrofia extrapola um pouco isso tudo? Pois é, existem pesquisas mostrando a influência dos anticoncepcionais hormonais na definição muscular (não estou dizendo para todas pararem seus remédios, ok?!). Isto ocorre porque essa carga hormonal impede ou diminui consideravelmente a produção da testosterona, um dos hormônios responsáveis por nos deixar “travados”. Continue lendo…


Um verão sem limites?

Por


Postado em 17 de January de 2017


crossfit-no-veraoOlá pessoal, tudo bem?!

Andei um pouco sumida, não é mesmo?! Viajei e estava sem internet.  Bom, quero contar para vocês que estava na praia, aquele lugar lindo, sentindo a natureza na pele e, claro, os desfiles dos corpos “feitos para o verão”.

É muito interessante isto, não é?! As pessoas treinam, fazem dieta, para colocarem os biquínis minúsculos ou a famosa sunga branca e ficarem desfilando e captando olhares nas areias. Crítica? Nenhuma, tá?!

Uma manhã de sexta-feira, estava eu sentadinha debaixo coqueiro e vi uma movimentação diferente, a areia foi sendo tomada por pneus, cones, cordas, caixotes, escadas e alguns colchonetes. As pessoas tiravam seus tênis, prendiam o cabelo e estavam prontas para uma verdadeira guerra contra o sedentarismo nas férias. Eu não diria que a atividade realizada era um crossfit, pois chegando em casa, pesquisei no site oficial (www.crossfit.com) e só existem duas praias no Brasil afiliadas e eu não estava em nenhuma delas. Mas, era uma atividade funcional na praia!!! Achei fantástico o contato com a natureza, os pés no chão. Repositores sendo substituídos por água de coco, o pré treino era salada de frutas e o pós, açaí. Continue lendo…


Férias. E agora, malho ou relaxo?

Por


Postado em 22 de December de 2016


diet-and-vacation-2Olá pessoal, tudo bem?

Chegaram as tão sonhadas férias, está certo que no meio temos as tentações das festas de final de ano, mas não deveríamos ter o dilema de comer ou não comer, relaxar ou malhar.

Férias. Verão. Menos trânsito. Calor. Ou seja, menos estresse, menos pressão, mais momentos felizes e o melhor, mais tempo para cuidarmos de nós mesmos, fazermos o que gostamos ou desejamos.

Aliás, uma dica para os finais de semana calóricos que se aproximam: faça uma pequena refeição antes do jantar principal. Não chegue em jejum para não acabar exagerando. E aproveite, com moderação, mas aproveite. Não se esqueça que é fim de ano e não de mundo. :p Continue lendo…


20 tendências para o mundo fitness em 2017

Por


Postado em 9 de December de 2016


calisthenicOlá pessoal, tudo bem ?!

No final de outubro foi publicada a lista com as 20 tendências fitness para o ano de 2017, de acordo com o Colégio Americano de Medicina do Esporte (American College of Sports Medicine/ ACSM) — maior organização de medicina do esporte e educação física do mundo. Encabeçando a lista, estão os wearables, as tecnologias “vestíveis”, elas são realmente fantásticas e facilitam muito a vida da gente. Elas podem contar passos, verificar batimentos cardíacos, avisar quando você precisa levantar da cadeira e dar uma caminhada, beber água, não deixar que você se perca por aí, dentre outras funções, e ainda interpretar estes dados e compartilhá-los nas redes sociais. Afinal, não queremos fazer as coisas sozinhos (daqui a pouco conversaremos mais sobre isto).

Observando mais a lista, chamo atenção para os exercícios com o peso do corpo, HIIT e Treinamentos em grupo, ou seja, voltamos ao básico. Nossa tendência agora é facilitar. Podemos treinar equilíbrio, cuidar da nossa postura e nos movimentar sem aparelhos sofisticados, utilizando degraus e escadas, saltando e agachando, com o simples peso corporal. Já o HIIT provou que, treinos de até 30 minutos são eficientes e como hoje, a falta de tempo povoa as nossas vidas, ele veio para nos ajudar. E os treinamentos em grupo? Quem nunca pensou que as aulas coletivas em breve estariam extintas? Confesso que fui uma delas. E hoje, elas vêm à tona, por serem motivadoras, um aluno puxando o outro e aí o sair de casa ou do trabalho para se exercitar, fica definitivamente mais interessante.  Além do mais, algumas atividades tendem a ser ao ar livre , saindo da rotina de ambiente fechado, e com um custo mais baixo. Continue lendo…


6 dicas para vencer o sedentarismo

Por


Postado em 2 de December de 2016


sedentarismoOlá pessoal, tudo bem?

Há exatamente uma semana, o Globo Repórter mostrou o mapa do sedentarismo no Brasil. Foi assombroso ver que quase a metade da população brasileira é sedentária. O Distrito Federal é a região que mais se movimenta e São Paulo, a campeã na falta dele. Fiquei impressionada! Uma pesquisa do Instituto Data Popular aponta que em 10 anos, o número de academias aumentou 21 vezes. O Brasil é o segundo país do mundo em número de academias de ginástica, perdendo apenas para os Estados Unidos. E São Paulo, a região mais sedentária, possui mais ou menos 6400 estabelecimentos registrados (primeiro lugar no Brasil). Como entender isto tudo?

O programa também mostrou estudos sobre importância dos exercícios para a vida: perda de peso, melhoria na depressão, auto estima, memória, menopausa e o simples locomover-se fica diferente. Sabendo de tudo isto, por que será que nos mantemos parados? Falta de tempo? Iniciativa? Trânsito caótico que não nos deixa chegar aos locais com bom humor? E aquela simples iniciativa de utilizar as escadas ao invés dos elevadores? Será que nosso corpo está sempre voltado a facilidades e o mudar requer muito esforço? Continue lendo…


Por que perder a barriga não é tão fácil?

Por


Postado em 23 de November de 2016


barrigaOlá pessoal, tudo bem?

Neste mês tenho observado o grande número de pessoas que questionam sempre sobre o mesmo tema: perder barriga.

Quando pensamos em emagrecer, sei o quanto ficamos ansiosos com os resultados, principalmente com relação ao espelho (e como vemos nossa barriga nele). Quando começamos a desenvolver os tão falados hábitos saudáveis, percebemos que a barriga é a última parte a se alinhar com os nossos desejos de parecer em forma. Afinal, queremos uma barriga sem gordura aparente e, se possível, com musculatura marcante. Nós mulheres e muitos homens ficamos bastante desapontados quando vemos a longa jornada que temos pela frente.

A perda de gordura da barriga é altamente dependente das características individuais de uma pessoa: Continue lendo…


Ansiedade: razão para o excesso de peso?

Por


Postado em 14 de November de 2016


ansiedadeOlá pessoal, tudo bem?

Percebo que a maior parte das pessoas (inclusive eu), que estão na jornada do emagrecimento, sentem-se angustiadas, frustradas por fazerem dietas e exercícios, sem resultados imediatos. Ou até demonstramos nossa dificuldade de não conseguirmos ficar longe dos doces e dos alimentos ditos como “não saudáveis”, que atrapalham nosso bem-estar e retardam ainda mais nosso processo.

Quando entramos nessa situação, muitas vezes abandonamos as boas práticas (realmente “chutamos o balde”) e buscamos os atalhos. Procuramos as pílulas miraculosas, a cirurgia bariátrica (que é válida naqueles casos que já conversamos aqui), chás mágicos, dietas semanais e etc.

Na verdade, vejo e percebo, fazendo uma autoanálise, que o que está por trás deste desespero todo é a ansiedade. Afinal, vivemos ansiosos!!! Continue lendo…


Qual a melhor dieta para emagrecer?

Por


Postado em 8 de November de 2016


diet-to-followOlá pessoal tudo bem?

Ultimamente as pessoas têm me perguntado muito sobre a melhor dieta, a mais eficaz, o emagrecimento mais rápido. Existem inúmeras dietas com o propósito de emagrecer, vocês sabem disto. Elas normalmente atuam incrementando ou decrementando um dos macronutrientes: gorduras, carboidratos e proteínas.

Algumas das dietas “da moda”:

  • Dieta Dukan – divide-se em 4 fases e enaltece a proteína. Com isto aumenta a sensação de saciedade e coloca as pessoas mais magras.
  • Dieta Cetogênica- baseia- se na prova que a energia pode ser obtida das gorduras, também e não apenas do carboidrato. Acentua a alimentação baseada em gordura e corta o resto. Acostuma seu corpo a processar gordura para obter energia e você acaba emagrecendo.
  • Dieta low carb- diminui a ingestão de carboidratos e por isso diminui a concentração de gordura.
  • Dieta do tipo sanguíneo– As pessoas de sangue “O” seriam caçadoras carnívoras, as de sangue A seriam vegetarianas dóceis, sangue B seriam onívoros e sangue do tipo AB, uma junção das duas últimas. Ou seja, a ingestão ou não de determinado macronutriente depende do seu tipo sanguíneo.

Continue lendo…


Atividades físicas no dia a dia?

Por


Postado em 31 de October de 2016


escada-okOlá pessoal, tudo bem ?!

Entrei novamente na correria, deixei o mundo apressado me levar e sabem o que aconteceu ? Há mais de 15 dias não converso com vocês! Há mais de 15 dias não pratico nenhum tipo de exercício e , neste tempo engordei 5kg.

Não sei se vocês vivem assim mas vira e mexe me pego deixando de lado absolutamente tudo o que gosto , acredito e luto para simplesmente trabalhar e ser levada pela correria.

Trabalhar sem viver . Será que isto faz sentido ?  Continue lendo…


Lei para qualidade de vida?

Por


Postado em 12 de October de 2016


laboralOlá pessoal, tudo bem?

Falamos inúmeras vezes sobre qualidade de vida, alimentação, saúde e bem-estar, não é ?! Mas e a qualidade de vida no trabalho, será que é possível nos dias atuais?

Desde 2009 temos um decreto (DECRETO Nº 6.957, DE 9 DE SETEMBRO DE 2009) que beneficia as empresas que investem em ações para reduzir os índices de afastamento por doenças e acidentes de trabalho. Com ele, houve uma mudança na tabela de doenças motivadas pelo trabalhador e foram incluídas, diabetes, tuberculose, hipertensão, depressão, dentre outras. Continue lendo…


Podemos ter o fim da obrigatoriedade da educação física no ensino médio?

Por


Postado em 30 de September de 2016


005Muitos de vocês não sabem , mas fui educadora por vários anos e sou simplesmente apaixonada por esta profissão. As notícias das últimas semanas me deixaram bastante pensativa . Sempre fui ( e sou ) a favor por uma reforma na educação, nosso sistema está muito ultrapassado e, para mim, tudo começa com uma boa educação. Porém, um fato particular me surpreendeu, como que um país que saiu da desnutrição, em 2002, e agora possui 52,5% da população adulta com excesso de peso (dados do Ministério da Saúde), pode querer retirar a disciplina Educação Física do ensino médio?
Realmente, não entendi. Há inúmeras pesquisas mostrando os benefícios do esporte para o desenvolvimento cognitivo, pessoal e motor das crianças e adolescentes além de ajudar a combater a obesidade , que hoje é um grande problema. É válida e louvável a atitude de algumas escolas particulares de modificar o cardápio das cantinas retirando as frituras e colocando , dentro do possível, uma alimentação mais saudável. Mas e aí? Será que o Estado acredita que já é o bastante? Logo após essa divulgação de mudança , o Confef ( Conselho Federal de Educação Física) divulgou a seguinte nota :” O Confef considera um contrassenso que no momento em que inúmeras pesquisas apontam o crescimento da obesidade e do sedentarismo infanto-juvenil, e sabendo que a atividade física é a medida mais eficaz para evitar esse mal, o Governo Federal proponha a retirada da Educação Física do Ensino Médio”.  Continue lendo…


Exercícios em casa queimam gordura?

Por


Postado em 20 de September de 2016


post-blogOlá pessoal, tudo bem?

Vejo que com a correria da semana mais e mais pessoas estão buscando a praticidade do lar para a realização de exercícios físicos. Mas, será que treinar em casa ajuda ou promove a queima de gordura? Vale mesmo como exercício?

Vamos lá então, para promover a queima de gordura é necessário que a atividade eleve seus batimentos cardíacos (seja intensa), você realize um número mínimo de repetições e haja frequência na realização dos exercícios (de 3 a 5 vezes por semana ). E sim, não se preocupe, é possível fazer isso em casa! Como?  Continue lendo…


Quero perder peso. Começo por onde: dieta ou exercícios físicos?

Por


Postado em 13 de September de 2016


dieta-ou-exercicioOlá pessoal, tudo bem?

Acho que hoje meu comentário vai quebrar alguns paradigmas errados que temos. Quem nunca encontrou o peso ideal a partir da altura – 1? Ou seja, se tenho 1,60 m de altura, devo pesar 60 kg. Ou então, achou que o cálculo do IMC era absoluto? Ou ainda, passou o peso e as medidas para algum site ou amigo e esperava receber a análise do peso ideal?

Gente, vamos por partes. Nosso corpo não é formado apenas de gordura. Temos músculos (a chamada massa magra) e água também. Então, quando perdemos magicamente nas dietas restritivas 5kg por semana, garanto que boa parte deste peso é composto por água. Já os músculos e a gordura “pesam” a mesma coisa, a diferença é eu 1kg de músculo é mais compacto do que o 1kg de gordura. E o que queremos emagrecer, perder, é a gordura, não é mesmo?! Continue lendo…


Quem sabe mais, é mais saudável

Por


Postado em 9 de September de 2016


corporeal-800x415Olá pessoal tudo bem,

Sabe aquela dúvida que você tem a respeito de exercícios, dieta e vida saudável em geral? Então prepare-se !

Faça suas perguntas no aplicativo, os especialistas do Moovup estarão , AO VIVO, respondendo tudo o que você deseja saber.

Quando? Hoje, dia 9/9.

Como? Para assistir, clique na foto.

Horário? 13h30.

Vejo vocês lá!

Afinal, quem sabe mais, é mais saudável, não é mesmo ? !

 

 


Redução de estômago é solução definitiva para emagrecer?

Por


Postado em 29 de August de 2016


perder peso rápidoOlá pessoal, tudo bem?

Passamos por uma intensa semana, repleta de perguntas sobre dieta e emagrecimento, nas quais o que mais me impressionou foi busca por atalhos, o imediatismo e perda de peso a curto prazo.  Quero deixar bem claro que não estou fazendo julgamento de nada, até porque algumas vezes me pego com tais pensamentos. Esta é apenas uma autoanálise, do quanto não nos lembramos que certos “atalhos” nos tornam refém, e que é necessária uma verdadeira mudança no estilo de vida para que as coisas realmente funcionem.

A cirurgia bariátrica vem sendo apresentada, em algumas ocasiões, como a “solução ideal” para casos de obesidade grau III. Veja bem, a recomendação é para pacientes com índice de massa corporal (IMC) igual ou maior que 40, ou igual ou maior que 35, caso ele tenha comorbidades associadas à obesidade, como diabetes, hipertensão, dislipidemias, entre outras. E mesmo assim, é necessário acompanhamento multidisciplinar do paciente e uma série de exames para saber se a cirurgia possui maiores riscos. Continue lendo…


Saúde! Poderá ser esse o maior legado da olimpíada?

Por


Postado em 23 de August de 2016


bem_estarOlá pessoal, tudo bem?

Chegamos ao final da tão esperada Olimpíada que, para mim, foi um evento lindo e surpreendente.  Que venha a Paralimpíada para nos encher ainda mais de orgulho pelo nosso país!

As medalhas do tiro, judô, vôlei, futebol, canoa, barco etc. representam um país que vai além do futebol. Através da Rafaela Silva (Judô) e do Tiago (salto com vara) tivemos a sorte de presenciar o quanto o esporte transforma as pessoas. Ele é a porta de oportunidades, e por meio dele, podemos ser o que quisermos!!! Continue lendo…


Diego Hypólito: o que fazer para não desistir

Por


Postado em 15 de August de 2016


Diego Hypólito _PrataOlá pessoal,

Que final de semana repleto de fatos maravilhosos na olimpíada, né?! Assistindo a tudo e vibrando, percebi que um acontecimento em especial foi semelhante ao dia a dia de nós, brasileiros. Diego Hypólito, após duas derrotas sucessivas em Jogos Olímpicos (2008 e 2012) ressurge com uma linda e brilhante medalha de prata.

Fiquei pensando e me questionando, quantas vezes será que ele pensou em desistir devido as “derrotas”? Quantos deixaram de acreditar nele? Esta força de seguir em frente vem de dentro ou de fora? Após todas os escorregões, Diego mergulhou numa depressão e em 2014 ressurgiu. Quando voltou, foi movido pela vontade de se superar e não se abateu com a jornada dura que tinha a percorrer. Disputou o Brasileiro e não ficou nem entre os oito melhores! Foi subindo os degraus devagar como tem que ser. Treinou e treinou forte. Quis a medalha, e a buscou mais do que tudo e todos. Não mediu esforços para chegar lá, e chegou, nos enchendo de orgulho. Continue lendo…


Água – medalha dos olímpicos

Por


Postado em 10 de August de 2016


medalha de água.jpg diltonOlá pessoal, tudo bem?

Estava assistindo as diversas modalidades da Olimpíada e um comportamento dos atletas me impressionou muito: eles tomam água a todo momento. Não sei se é um tique nervoso ou é algo para controle de ansiedade, mas, especialmente antes e durante as provas, eles estão lá, dando sempre uma “ bicadinha”. Engraçado que eles se prepararam para as provas como ninguém, deram a vida e suor por este momento e, no final, são gente como a gente, com medos e ansiedades. E a água vira, diante destes momentos, um verdadeiro relaxante.

Aumentei consideravelmente meu consumo de água (devido a crises de ansiedade) e minha saúde, pele, intestino, digestão, tudo melhorou. É fantástico perceber que o funcionamento do nosso corpo depende da quantidade de água que ingerimos. A água corporal é o maior e mais simples componente do organismo e seu percentual varia entre indivíduos, de acordo com idade, sexo, massa muscular e tecido adiposo (armazenamento de gordura), ela diminui com a idade e é maior em atletas.
Continue lendo…


Levantamento de peso olímpico : 217 kg levantados por uma pessoa

Por


Postado em 2 de August de 2016


olympic levantamentoOlá pessoal, tudo bem?

Ontem resolvi fazer meu treino à noite. A academia estava lotada, de um jeito que particularmente não curto muito, mas fui. Fiquei observando os caras treinando membros superiores (supino e etc) com os pesos livres e lembrei –me da minha mãe, generalizando todos como halterofilistas.

É engraçado que os caras pegam muitooooo peso mas não chegam nem aos pés dos halterofilistas de verdade, né?! Olha, não estou dizendo que é mais ou menos forte, apenas fico impressionada com a quantidade de peso que ambos levantam.

Sendo o levantamento de peso, uma modalidade olímpica, resolvi pesquisar sobre o assunto e várias informações foram surpreendentes e me fizeram refletir. Continue lendo…


O que faz um país de corredores vencedor?

Por


Postado em 26 de July de 2016


corrida blogOlá pessoal, tudo bem?

Em um pouco mais de uma semana, se iniciam no Rio De Janeiro, as Olimpíadas. Deixando de lado as manifestações e torcidas negativas, confesso que estou bastante empolgada para o evento. Afinal, são as Olimpíadas!!! Na minha opinião, não existe torneio mais eclético e envolvente, ela engloba tantos esportes, atletas, recordes mundiais e exemplos de superação que chega a me arrepiar.

Facilmente conseguimos reconhecer verdadeiras potências do mundo esportivo como Estados Unidos, Japão, Canadá e também vemos outros países que tentam vencer a qualquer preço como a Rússia, que desafia os limites da legitimidade incentivando o doping (muito triste). Em paralelo com todo este quadro, destacam-se países como a Jamaica e o Quênia que nos assombram nas corridas. Continue lendo…


Suplemento: ajuda mesmo?

Por


Postado em 18 de July de 2016


suplementoOlá pessoal tudo bem?

Fui observar o comportamento das pessoas na academia que treino e me surpreendi com uma coisa: é incrível a quantidade de gente que usa suplementos. Com certeza vocês conhecem pelo menos uma pessoa que fica chacoalhando a garrafinha por aí, não é mesmo?!

É muito interessante que as pessoas acham que vão conseguir resultados melhores fazendo esse corte no caminho. Afinal, quem nunca escutou que quem faz musculação precisa fazer o uso de Whey Protein? Pois é gente, mas na maior parte das vezes a galera está jogando o dinheiro fora.

Vamos deixar bem claro alguns pontos. Suplemento, como nome mesmo já diz, ele não substitui, ele complementa a reposição de vitaminas, minerais e etc. Só que, não podemos nos esquecer que a fonte principal destes nutrientes provem dos alimentos. Continue lendo…


Wearables e o emagrecimento

Por


Postado em 11 de July de 2016


tecnologia fotoOlá pessoal, tudo bem?

Hoje iremos conversar sobre um assunto que até pouco tempo era bem distante para mim: os wearables. Aliás, vocês sabem o que são?
Bom, vou explicar rapidamente: wearables são dispositivos móveis que podem ser incorporados ao vestuário e ao corpo como “dispositivos vestíveis”.

Eles possuem várias funções, mas a que mais me encantou foi a ajuda no processo de emagrecimento. Eu ainda não havia tido contato com um desses até que fui fazer um treino de corrida com meu tio (sim ele corre e muito mais do que eu, vocês acreditam?!). Ele usava um dispositivo no braço e me disse que era seu treinador virtual que controlava seu tempo , pace e sua batida cardíaca. Continue lendo…


O emagrecer e suas receitas

Por


Postado em 4 de July de 2016


o emagrecer foto DiltonOi gente, tudo bem?!

Muitos de vocês sabem que já fui bem gordinha (e nada saudável). Consegui emagrecer 17kg lentamente e com alguns escorregões (no meio do meu emagrecimento engordei 10kg em uma crise de estresse). E desde então, várias pessoas me perguntam qual foi a receita, cápsula, treino ou chazinho magico.

As pessoas estão sempre querendo encontrar uma receita para emagrecer. A lei do menor esforço vem à tona diversas vezes quando tratamos de emagrecimento. Mas o emagrecer depende de formação de músculos, esforço cardiovascular, muita forca de vontade, disciplina… Continue lendo…


Comer ou não comer, essa não é a questão

Por


Postado em 27 de June de 2016


comer ou não comer

Olá gente, beleza?!

Nessa semana acabei indo visitar minha família que não via há 6 meses e foi ótimo. Encontrei uma tia e notei algo diferente nela (algo bom), e como gosto de elogiar, assim o fiz. E ela me respondeu que havia perdido 15kg , mas me respondeu com um ar de tristeza, pois, juntamente com o sucesso da perda ela já acrescentou “ah, mas ainda faltam 15kg”. Fiquei muito feliz pelo sucesso dela e pensativa sobre a pressão interna que ela deve estar sofrendo. Lembrei-me que sempre quero mais e mais e nunca estou satisfeita quando consigo algo (sempre pensando no futuro). Por um lado, é bom, pois sempre estamos buscando o melhor, mas por outro é péssimo, parece que não valorizamos nossos acertos. Continue lendo…


Sendo feliz sem efeito sanfona

Por


Postado em 17 de June de 2016


Sendo feliz sem efeito sanfonaOi galera, tudo bem?
Estava pensando aqui como é difícil começar uma dieta. Quando eu comecei nesta vida saudável tinha (e claro que ainda tenho) tantas dúvidas. Acredito que acontece com alguns de vocês, eu queria um resultado mais rápido e então, comecei fazendo uma super dieta restritiva. Gente, eu cortei tudo em minha vida, menos o ar. Não comia mais carboidratos, lácteos, glúten, açúcar… Era uma pessoa mal-humorada e antissocial. E emagreci 7 kg em 1 mês.

Continue lendo…


Um mais um é sempre mais do que dois

Por


Postado em 10 de June de 2016


1+1 mais que 2_texto blogOi gente tudo bem?

Não sei se vocês viram, mas essa semana com a chegada do frio, compartilharam nas redes sociais para sairmos de casa com um casaco sobressalente para ajudar as pessoas que estavam com frio. Uma atitude simples que pode mudar o dia de alguém. Adorei e confesso que já coloquei na minha mochila. Andei pensando sobre a ação e achei mais fantástica ainda: uma pessoa resolveu fazer essa postagem (apenas por ajudar o próximo) e viralizou na internet, como uma corrente do bem. Continue lendo…


Estou “naqueles dias”, cadê o ânimo?

Por


Postado em 31 de May de 2016


foto blog naqueles diasOlá pessoal, tudo bem?

Resolvi compartilhar este momento com vocês, estou aprendendo a lidar com esta chatice, já que vem todo santo mês. Se você não passa por isso, tem com certeza, amigas, namorada, esposa, irmãs, enfim, alguma mulher tira você do sério nesse período.

Acordamos sem vontade de fazer nada, sem querermos existir. Dói a cabeça, o corpo está estranho, um pouco de cólica e a imensa vontade de ficar na cama o dia todo. Quem nunca quis que fosse feriado uma vez por mês? Ahhhhh… claro que tem a grande vontade de atacar ABSOLUTAMENTE tudo quanto é DOCE E/OU GORDUROSO. Continue lendo…


Você é com quem você come

Por


Postado em 23 de May de 2016


foto VocÊ é ...Oi gente, tudo bem?

Costumo levar para o trabalho minha marmita e, na maioria das vezes, fazia minhas refeições sozinha. Não, não sou uma pessoa antissocial apenas as vezes sinto uma certa preguiça em justificar minha alimentação para certas pessoas. E o mesmo acontecia com tudo em minha vida. Ou seja, ao invés de buscar pessoas parecidas comigo, eu simplesmente me isolava. Digo tudo isso no passado porque nessa semana fiz algo diferente, me juntei com outra colega que leva lanche para o trabalho e hoje já somos 3 “ marmiteiros”.

Não somos sempre os três com o mesmo estilo de alimentação, mas estamos juntos, um incentivando o outro. Para vocês verem, antes eu não levava fruta, depois de ver que minha colega estava levando e não estragava, resolvi começar a levar. E ela, tinha medo de levar tapioca e ficar ruim, ensinei um jeito novo e pronto.

Outro dia, um se esqueceu da marmita, saiu com pressa de casa e deu aquela desanimada, sabem como é, né?! Nós, rapidamente o colocamos para cima, enfim, trocamos experiências,  aprendizados e motivação. Claro que muitas vezes sofro e sofremos críticas e aquela ” zoação” da galera pela comida e, principalmente, estilo de vida mas e daí ?! O importante é que estou bem, ou melhor, estamos bem e muito felizes.

Continue lendo…


Crossfit – muito além de ficar sarado

Por


Postado em 17 de May de 2016


Push up exercise on a tire crossfit training

Olá pessoal, beleza?

Na semana passada fui tentada a fazer uma aula experimental de crossfit. Sobre o crossfit, eu pensava que lá teria aquelas meninas mega fortes e os caras do Força Bruta, empurrando caminhões com a boca e pneus com apenas o dedo indicador. Kkkkkkkk.

Antes achava que não era para mim, que eu não era feita para esportes em grupo (traumas de infância). Engraçado como a gente tem dificuldade de fazer algo novo, né?! A gente se acomoda com o dia a dia e eu com minha corrida, caminhada, treino intervalado e academia estava bem com minha consciência. Em nenhum momento havia percebido que absolutamente tudo o que eu fazia era sozinha, no meu mundo, sem compartilhar as dificuldades e os sucessos. Continue lendo…


Eu corro para…

Por


Postado em 10 de May de 2016


jogging couple warming up and stretching before runningOlá pessoal tudo bem?

Para começar vocês devem ter achado super estranho o título do texto de hoje, não é?! Deixe-me explicar: estava num almoço de família e aquele tio suuuuper gente boa me fez esse questionamento. O mesmo tio que há três anos me perguntou: “ Você corre 5 km em 40 minutos? Está ruim, né?! “ .

Não fiquem indignados, não respondi em nenhuma das vezes, porém fiquei pensando nos motivos que me fizeram começar (e continuar correndo). Olha, não sou uma corredora expert, e muito menos uma Papaléguas das pistas, mas corro…corro e amo correr. Continue lendo…


O que há de inovador no tão falado HIIT?

Por


Postado em 21 de April de 2016


hiit-postOi gente,

Hoje acordei pensando em como às vezes é difícil manter nossa perda de gordura. Fazemos dieta, exercício físico, bebemos bastante água, nos alimentamos a cada 3 horas e chega um momento em que nossa evolução parece dar uma estagnada. Olhamos para trás e vemos o longo caminho já percorrido, mas e agora?! Como continuar no mesmo caminho?

Continue lendo…


Zika vírus: como lidar com essa situação?

Por


Postado em 18 de April de 2016


zika imagem fimOlá pessoal, tudo bem?

Depois de ser bombardeada pela mídia, com milhares de informações a respeito do Zika vírus, resolvi compartilhar com vocês o que penso sobre o assunto. Nossa cabeça fica tão cheia de informações que nem sabemos ao certo o que fazer, vocês se sentem assim ?!

Cada dia uma informação nova, e ora essa informação muda, ora é desmentida, em que ou quem devemos acreditar? Ok., não serei muito filosófica hoje, fiquem tranquilos, mas a situação está feia no Brasil e no restante da América Latina e isso me causa certo medo.

 Até onde sabemos, um mosquito infectado pode fazer um megaaaa estrago. Ou seja, sabemos por onde devemos começar nossa proteção: no danado do mosquito. Continue lendo…


Qual a graça de ajudar os outros a terem uma vida saudável?

Por


Postado em 11 de April de 2016


Oi gente,

Hoje resolvi começar nossa conversa com esse questionamento. Não podemos negar que vivemos em uma sociedade cada vez mais egoísta, por exemplo, em meu prédio pouquíssimas pessoas se cumprimentam. É estranho porque se analisarmos o nosso cotidiano, tudo em volta convergindo para o egoísmo, podemos parar e fazer exatamente essa pergunta: o que eu ganharia ajudando os outros a terem uma vida saudável? Mas fico pensando, eu não sou um ser egoísta, não pretendo viver em um mundinho só meu, necessito dos outros.

Continue lendo…


Carboidratos e nossa relação de amor e ódio

Por


Postado em 4 de April de 2016


Olá pessoal, tudo bem?

Na noite passada estava conversando com uma amiga e nos lembramos da nossa sensação pós festas de fim de ano. Parece que comemos de tudo e mais um pouco em apenas duas semanas. É terrível né?

Primeiramente, não sei vocês, mas eu, antes do natal, faço a lista de coisas que quero comer. Gente, a lista é vasta mesmo.  Esqueço – me da dieta e das restrições mentais (por um momento) e começo: quero o bacalhau da vovó, perú da fulana de tal, sobremesa da madrinha, arroz com champanhe da tia, salpicão da mamãe, castanhas e todos os tipos de castanhas, rabanada …e por aí vai.  Parece que temos alimentos (e desejos) específicos do natal e os deixamos “escondidos” durante todo o ano. Continue lendo…


10 dicas para deixar o efeito sanfona de lado e continuar emagrecendo

Por


Postado em 2 de April de 2016


 

balanca-postOi gente, tudo bem?!

Hoje quero falar um pouquinho deste tal efeito sanfona que com certeza já esteve (ou está) na vida de vocês. Separei algumas dicas que me ajudaram (e ajudam) a controlá-lo.

Continue lendo…


Sou gordinho e feliz, algum problema?

Por


Postado em 28 de March de 2016


hapiness-postDepois de muito pensar resolvi inaugurar o blog com esse texto que é um pouco o retrato da minha vida. Não, não, não sou gordinha e nem tão feliz assim mas quero abordar um tema que é meio obscuro na nossa mente pós 20 anos, a autoestima.

Continue lendo…