20 tendências para o mundo fitness em 2017

Por


Postado em 9 de December de 2016


calisthenicOlá pessoal, tudo bem ?!

No final de outubro foi publicada a lista com as 20 tendências fitness para o ano de 2017, de acordo com o Colégio Americano de Medicina do Esporte (American College of Sports Medicine/ ACSM) — maior organização de medicina do esporte e educação física do mundo. Encabeçando a lista, estão os wearables, as tecnologias “vestíveis”, elas são realmente fantásticas e facilitam muito a vida da gente. Elas podem contar passos, verificar batimentos cardíacos, avisar quando você precisa levantar da cadeira e dar uma caminhada, beber água, não deixar que você se perca por aí, dentre outras funções, e ainda interpretar estes dados e compartilhá-los nas redes sociais. Afinal, não queremos fazer as coisas sozinhos (daqui a pouco conversaremos mais sobre isto).

Observando mais a lista, chamo atenção para os exercícios com o peso do corpo, HIIT e Treinamentos em grupo, ou seja, voltamos ao básico. Nossa tendência agora é facilitar. Podemos treinar equilíbrio, cuidar da nossa postura e nos movimentar sem aparelhos sofisticados, utilizando degraus e escadas, saltando e agachando, com o simples peso corporal. Já o HIIT provou que, treinos de até 30 minutos são eficientes e como hoje, a falta de tempo povoa as nossas vidas, ele veio para nos ajudar. E os treinamentos em grupo? Quem nunca pensou que as aulas coletivas em breve estariam extintas? Confesso que fui uma delas. E hoje, elas vêm à tona, por serem motivadoras, um aluno puxando o outro e aí o sair de casa ou do trabalho para se exercitar, fica definitivamente mais interessante.  Além do mais, algumas atividades tendem a ser ao ar livre , saindo da rotina de ambiente fechado, e com um custo mais baixo.

Curioso Yoga  figurar entre as 10 maiores tendências para 2017, ou seja, corpo e mente conectados sempre. Vivemos estressados e ansiosos, e a prática surge para ajudar no sono, respiração, equilíbrio, flexibilidade e postura corporal.

Então gente, no final de tudo, quando olhamos para frente, vemos pouco a pouco as tecnologias e os aplicativos surgindo para dar suporte a nossa vida fitness, mas não deixamos, em momento algum, de ter o corpo no centro de tudo. Ele é merecedor de estímulos que promovam o total equilíbrio.

Essa é a lista das 20 maiores tendências para o mundo fitness, em 2017.

  1. Tecnologia portátil: frequencímetro, dispositivos GPS, relógios “smart”, pulseiras inteligentes, etc.
  2. Exercícios com o peso corporal (Calistenia)
  3. HIIT – Treinamento Intervalado de Alta Intensidade
  4. Profissionais certificados, especializados e experientes
  5. Treinamento de força (Musculação e outras formas)
  6. Treinamento em grupo (Ginástica Coletiva)
  7. Exercício como remédio na prevenção e no tratamento de doenças
  8. Yoga
  9. Treinamento personalizado
  10. Exercício físico e emagrecimento
  11. Exercício físico para pessoas idosas
  12. Treinamento Funcional
  13. Atividades Físicas ao ar livre
  14. Treinamento personalizado em pequenos grupos
  15. Coachingde Bem-Estar
  16. Promoção de saúde no ambiente de trabalho
  17. Aplicativos fitness para smartphones
  18. Mensuração dos resultados (Avaliação física)
  19. Treinamento em Circuito (Circuit Training)
  20. Liberação Miofascial (Rolos de mobilidade e flexibilidade)