Como descobrir o treino ideal para obter força e hipertrofiar meus músculos?

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Postado em 27 de May de 2017


ganho de musculosOlá pessoal, tudo bem?

Muitas pessoas têm perguntado sobre os tipos de treino que dão mais resultados na musculação. É realmente um assunto muito vasto e complexo e sabendo disto resolvi conversar com o especialista do Moovup, Clayton G. Crozariol , que é preparador físico e coach Mahamudra.

Segundo ele, há certo tempo que a musculação deixou de ser mais do que apenas deslocar pesos.
Os estudos atuais dão muitas possibilidades de meios e métodos de treinamento de força, existindo diversas possibilidades de estimular seus músculos. Uma clássica versão que ouvimos para treinamento de Hipertrofia aponta séries de 6 até 12 repetições e para treino de força de 1 até 5 repetições, claro que isso varia muito de literatura para literatura.

O treino de Força é diferente de um treino de Hipertrofia e os resultados são basicamente a diferença na capacidade física (força) e na alteração morfológica (estrutura física). Logo, o treinamento físico escolhido, e as variáveis de volume (cargas) e intensidade (tempo de treino e qualidade) estimuladas nesse treino dependem ainda da sinalização hormonal, metabólica e molecular.

No geral, os métodos de treinamento buscam potencializar ao máximo o gasto energético do exercício, proporcionando alta sobrecarga metabólica que, consequentemente, geram o aumento das reservas de creatina fosfato, glicogênio e água armazenada no sarcoplasma da fibra muscular e isso resultará na hipertrofia sarcoplasmática. Por outro lado, o treinamento pode -se agregar outro objetivo, o de recrutar o maior número de fibras musculares, gerando alta produção de tensão (sobrecarga tensional), levando ao aumento do conteúdo de miofibrilas por fibra muscular, o que causará a hipertrofia miofibrilar.

Vários são os tipos de treino para esses objetivos entre eles temos alguns mais comuns praticados nas academias:

-Bi-Set
-Tri-Set
-Drop-Set
-Super Série
-Exaustão
-Séries Roubadas
-Pirâmide Crescente
-Pirâmide Decrescente

Você não faz nenhum dos treinos mencionados acima? Calma! Muitos deles podem ser encontrados com outras nomenclaturas, mas o objetivo será igual. O mais importante é respeitar seus limites, treinar sob orientação e supervisão, respeitar as séries, repetições e pausas.  Ah! Não se esqueça que o intervalo (pausas) é muito importante e, infelizmente, negligenciado por algumas pessoas.

Ter paciência, boas noites de sono e uma alimentação regrada fará toda diferença nos seus resultados.

Gostaria de deixar bem claro que o fato de você ter acesso a essa informação não lhe dá saberes suficientes para sair pegando peso e iniciar um treino por contra própria. Para isso, busque um profissional de educação física formado e credenciado ao CREF para lhe orientar e ajudar a atingir seus objetivos.

 

Informe-se. Moovup-se.