Existem alimentos que podemos consumir à vontade?

Por


Postado em 18 de August de 2017


Olá pesscomer sem culpa blogoal, tudo bem?

Muitas pessoas, acreditam que se alimentar bem significa deixar de lado comidas que julgam ser calóricas. Ao procurarem um nutricionista, essas pessoas estão certas de que deverão se despedir de uma lista de alimentos. Mas calma! Na verdade, ter uma alimentação saudável não significa fazer privações ou passar fome, mas sim, apostar em refeições que trazem saciedade e saúde.

Conversando com a nutricionista Giovana Coelho , pude perceber que existem alguns alimentos que podem ser consumidos sem culpa.  Ela  listou cinco dicas que quero compartilhar com vocês:

Salada: Começar o almoço ou o jantar com um prato cheio de salada traz saciedade e evita exageros nas refeições. Além disso, uma boa opção é rechear os lanches com uma boa salada. Incrementar o sanduíche de queijo, atum ou frango com uma salada de alface e tomate vai deixar o seu lanche da manhã ou da tarde mais saboroso e saudável.

Azeite: Se você torceu o nariz para a sugestão anterior por achar a salada sem gosto e sem graça, uma regadinha de azeite em cima da salada pode trazer mais sabor, além de ser uma ótima fonte de gordura boa, que faz bem ao coração.

Castanhas: No grupo das oleaginosas estão várias sementes deliciosas e fáceis de transportar. Um mix de castanhas, amêndoas, nozes e amendoim em um potinho cabe na bolsa e salva qualquer um na hora da fome. Além disso, elas são fontes de gorduras boas e trazem saciedade.

Cereais: Os cereais são versáteis e caem bem em várias preparações. Comer banana com aveia no café da manhã é uma boa sugestão! Que tal misturar um pouco de granola no açaí? Esses cereais são ótimas fontes de fibra e ajudam a tornar qualquer preparação mais integral.

Frutas: As frutas são constantes alvos de discussões por serem ricas em carboidrato. Porém, elas são ricas em fibras que controlam o pico glicêmico e trazem saciedade. Por isso, aproveite a grande variedade de frutas que existe e experimente aquelas que você nunca provou. Elas podem acabar se tornando aliadas de uma vida saudável.

Se os alimentos listados acima fazem parte da sua alimentação diariamente, você está indo no caminho certo para viver de maneira mais saudável. Porém, fique atento: Quem nunca ouviu a frase “tudo em excesso faz mal”?. Apesar de serem alimentos saudáveis, devem ser consumidos com moderação, variando com outros alimentos.

Uma alimentação saudável deve ser composta, na maior parte do tempo por alimentos de verdade. Os alimentos industrializados deverão ser consumidos esporadicamente, em ocasiões especiais. Lembre-se: momentos de exceções também fazem parte de uma vida saudável. Permitir que alimentos menos saudáveis façam parte da sua vida traz uma relação de equilíbrio com a comida e consciência tranquila.

Permita-se. Moovup-se.