O emagrecer e suas receitas

Por


Postado em 4 de July de 2016


o emagrecer foto DiltonOi gente, tudo bem?!

Muitos de vocês sabem que já fui bem gordinha (e nada saudável). Consegui emagrecer 17kg lentamente e com alguns escorregões (no meio do meu emagrecimento engordei 10kg em uma crise de estresse). E desde então, várias pessoas me perguntam qual foi a receita, cápsula, treino ou chazinho magico.

As pessoas estão sempre querendo encontrar uma receita para emagrecer. A lei do menor esforço vem à tona diversas vezes quando tratamos de emagrecimento. Mas o emagrecer depende de formação de músculos, esforço cardiovascular, muita forca de vontade, disciplina…

Dentre os vários mitos sobre o processo de emagrecimento, há também dúvidas, como por exemplo, se fazer exercícios para hipertrofia emagrece, ou se correr emagrece, ou se fazer determinada dieta é o que realmente emagrece. Acima de qualquer suspeita, ter uma alimentação saudável emagrece, isto é um fato que todos nós podemos comprovar. Entretanto, dentro da gama de exercícios, a combinação mais eficiente para emagrecer é adotar os exercícios aeróbicos e anaeróbicos. Ou seja, nenhum dos dois feitos isoladamente tem a fórmula ideal ou mágica. De novo, estamos diante da premissa que tudo ocorre em conjunto!

Nestes longos anos de atividade física, aprendi que ao desenvolver exercícios aeróbicos exercitamos o sistema cardiovascular que queima as gorduras do organismo. Por outro lado, quando fazemos os exercícios que estimulam a hipertrofia, criamos músculos que queimam a longo prazo também as calorias acumuladas. Para vocês terem uma ideia, cada 1kg de músculo queima 35 calorias durante o dia. Sim, a existência dos músculos ativa a queima de calorias durante o dia inteiro. Incrível,né?!

É importante balancear os treinos, pode ser em dias separados (algumas correntes defendem que é mais eficiente), mas eu, particularmente, prefiro os dois no mesmo dia (por falta de tempo).

No final da história, se você quer emagrecer de forma sustentável e se manter assim, precisa considerar as atividades aeróbicas e anaeróbicas, dieta, mudança de comportamento e, principalmente, de pensamento.

Não queira achar o pulo do gato e nem tente mágicas com seu corpo. Siga a única receita que funciona : bom senso + dieta + exercícios + amor próprio + equilíbrio emocional = vida saudável 🙂

Motive-se. Equilibre-se. Moovup-se