O que é necessário para definir o corpo?

Por


Postado em 1 de February de 2017


definicao-1Olá pessoal, tudo bem?

Essa pergunta é bem recorrente nas nossas vidas, não é mesmo?! As vezes achamos que estamos fazendo tudo correto, porém, a tão sonhada definição não aparece. Pelo menos para mim, a definição muscular é um trabalho diário e extremamente sensível.

Sensível? É sim, gente. Muitos pensam que a definição depende tão somente da dupla alimentação + treino. Mas, estudando mais profundamente sobre o tema, percebi que sim, a alimentação correta, com porções diárias de proteínas e gorduras de boa qualidade somada a um treino cadenciado, com repetições realizadas até a falha muscular e cargas compatíveis têm sua fundamental importância na hipertrofia muscular.

Porém, vocês sabiam que a hipertrofia extrapola um pouco isso tudo? Pois é, existem pesquisas mostrando a influência dos anticoncepcionais hormonais na definição muscular (não estou dizendo para todas pararem seus remédios, ok?!). Isto ocorre porque essa carga hormonal impede ou diminui consideravelmente a produção da testosterona, um dos hormônios responsáveis por nos deixar “travados”.

Outro problema muito comum, que só descobrimos quando fazemos o famoso check – up é o hipotireoidismo. Ele é diagnosticado por um exame de sangue de simples dosagem hormonal, que pode mostrar se as glândulas da tireoide produzem ou não hormônios suficientes para as necessidades do corpo. No caso do hipotireoidismo, ela não produz e com isso muitas funções do organismo ficam lentas. Inclusive o metabolismo! Assim, com o metabolismo mais lento, não treinamos intensamente, como deveríamos e, claro, não teremos a almejada definição muscular.

Viram só, novamente podemos observar que nosso corpo não é uma simples fórmula matemática, eu gosto de dizer que ele é o conjunto de ações e reações. É claro que o comer bem associado a um treino intenso ajudará muito no seu projeto de definição, mas o corpo exige mais. Ele quer que você faça exames periódicos e também esteja mentalmente saudável, ele quer que você interaja com pessoas e também com a natureza.

Enfim, seu corpo responde aos estímulos que você oferece, não se esqueça disto. Ofereça o melhor e colha bons frutos.

Moovup-se.