O que há de inovador no tão falado HIIT?

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Postado em 21 de April de 2016


hiit-postOi gente,

Hoje acordei pensando em como às vezes é difícil manter nossa perda de gordura. Fazemos dieta, exercício físico, bebemos bastante água, nos alimentamos a cada 3 horas e chega um momento em que nossa evolução parece dar uma estagnada. Olhamos para trás e vemos o longo caminho já percorrido, mas e agora?! Como continuar no mesmo caminho?

Uma atividade que me ajudou e continua ajudando é o HIIT. HIIT é uma sigla que, em inglês, significa: High Intensity Interval Training, ou seja, treino intervalado de alta intensidade. São treinos curtos (de bike, corrida, ou qualquer outro treinamento aeróbico) nos quais você precisa atingir seu esforço máximo (ou bem próximo do máximo) e depois há um descanso, que pode ser ativo (como uma caminhada lenta) ou não. O objetivo do HIIT é a perda de gordura (e ela acontece viu?!) e condicionamento físico. Considero uma atividade dinâmica, eficiente e bastante eficaz. Tá bom, sou meio fã do HIIT !!!

Muita gente me pergunta como comecei meu treinamento, e já adianto que foi da maneira mais simples possível, dá só uma olhada:

1. Nas duas primeiras semanas:

– 15 Segundos de exercício de alta intensidade (alta mesmo);
– 60 Segundos de descanso, que pode ser ativo ou não;
– Repetir treino por 10 vezes.

2. Semana 3 e 4:

– 30 Segundos de exercício de alta intensidade (alta mesmo);
– 60 Segundos de descanso, que pode ser ativo ou não;
– Repetir treino por 10 vezes.

3. Semana 5 e 6

– 30 Segundos de exercício de alta intensidade (alta mesmo);
– 30 Segundos de descanso, que pode ser ativo ou não;
– Repetir treino por 11 vezes.

4. Semana 7 e 8.

– 15 Segundos de exercício de alta intensidade (alta mesmo);
– 15 Segundos de descanso, que pode ser ativo ou não;
– Repetir treino por 25 vezes.

Para iniciar seu HIIT você precisa lembrar que SEU máximo é diferente do de outras pessoas e cada um possui um limite. Não ultrapasse seu limite, faça os exercícios com consciência.

O exercício de alta intensidade pode ser tiros (Sprint) na esteira ou na rua, no transport, bike, pulos no mesmo lugar, subir ou descer escadas, corda, ou seja, use sua criatividade. Outra dica: sempre gostei de fazer esse tipo de atividade acompanhada, é muito bom ter alguém cronometrando seu tempo e te incentivando. Dê uma passadinha lá no Moovup e combine com seus amigos um treino diferente, divertido, rápido, em que um cronometra o tempo do outro. Ah! E não deixe de compartilhar suas experiências também.