Qual a melhor dieta para emagrecer?

Por


Postado em 8 de November de 2016


diet-to-followOlá pessoal tudo bem?

Ultimamente as pessoas têm me perguntado muito sobre a melhor dieta, a mais eficaz, o emagrecimento mais rápido. Existem inúmeras dietas com o propósito de emagrecer, vocês sabem disto. Elas normalmente atuam incrementando ou decrementando um dos macronutrientes: gorduras, carboidratos e proteínas.

Algumas das dietas “da moda”:

  • Dieta Dukan – divide-se em 4 fases e enaltece a proteína. Com isto aumenta a sensação de saciedade e coloca as pessoas mais magras.
  • Dieta Cetogênica- baseia- se na prova que a energia pode ser obtida das gorduras, também e não apenas do carboidrato. Acentua a alimentação baseada em gordura e corta o resto. Acostuma seu corpo a processar gordura para obter energia e você acaba emagrecendo.
  • Dieta low carb- diminui a ingestão de carboidratos e por isso diminui a concentração de gordura.
  • Dieta do tipo sanguíneo– As pessoas de sangue “O” seriam caçadoras carnívoras, as de sangue A seriam vegetarianas dóceis, sangue B seriam onívoros e sangue do tipo AB, uma junção das duas últimas. Ou seja, a ingestão ou não de determinado macronutriente depende do seu tipo sanguíneo.

Poderíamos ficar falando sobre dietas antigas e novas indefinidamente. O princípio é sempre o mesmo. Corta -se um dos macronutrientes, o seu organismo começa a aprender a funcionar na escassez e aí você emagrece (ou perde apenas líquido e massa magra).

O desafio é sempre o mesmo: por quanto tempo isto é sustentável? Pensando assim, não existe dieta certa ou errada. Existe saber se você está ou não disposto a mudar os hábitos alimentares. Isto que é verdadeiramente importante e é isto que torna o processo de emagrecimento algo duradouro.

Após inúmeras tentativas com as dietas descritas acima, posso dizer que a reeducação alimentar não te dá o peixe, e sim ensina você a pescar. Promove que você reflita sobre a escolha de alimentos, as suas porções e sua harmonia. Muda seu paladar. Por isto, você vê pessoas que fizeram a reeducação alimentar dificilmente voltarem a engordar.

E por que tanta gente não consegue cumprir esta jornada? Para mim, esta jornada não pode ser solitária. É preciso que você seja e esteja sempre inspirado em movimentos de outras pessoas que buscam o mesmo que você.

O Moovup está aí para nos ajudar neste ambiente social de inspiração mútua. Não se esqueça: o emagrecer é o resultado de uma mudança de hábito.

 

Inspire-se. Mude-se. Moovupse.