Qual é o meu peso ideal?

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Postado em 17 de February de 2017


Sizes 8, 12 and 14.

Olá pessoal, tudo bem?!

Essa perguntinha vira e mexe permeia nossos pensamentos , não é mesmo?! Quando começamos uma dieta/ reeducação alimentar ou simplesmente olhamos no espelho nos vem algumas dúvidas:

-Quanto preciso emagrecer?

– Será que preciso mesmo emagrecer?

– Quantos quilos preciso engordar?

Vamos olhar esses questionamentos por dois lados: saúde e estética. Em relação a saúde, você precisa ver com seu médico como estão alguns índices preocupantes como colesterol e glicemia, bem como sua dosagem hormonal. Estando tudo ok., vamos para a estética. Como está sua relação com SEU corpo? Digo isto em maiúsculo porque frequentemente me pego querendo ter o corpo de fulana1 ou fulana 2 e acabo me esquecendo do meu biotipo, percentual de gordura ou massa magra e como eu me sinto bem fisicamente.

Existem vários métodos para determinar nosso peso ideal, desde modelos matemáticos a exames clínicos. Os mais conhecidos são:

  1. Avaliação física: Essa pode ser feita por um nutricionista ou educador físico (na academia mesmo). Com um aparelhinho chamado adipômetro, ele mede o “tamanho “ de algumas dobras cutâneas (geralmente 7 ou 9) e joga num programa de computador os valores. Assim, sai prontinho seu percentual de gordura, ósseo, massa magra, peso ideal e etc.
  2. Bioimpedância: Essa análise pode ser feita por eletrodos ou por uma balança própria (mais usada hoje). A grosso modo, sua avaliação é feita por meio de uma corrente elétrica de baixa amplitude e alta frequência que passa pelo corpo inteiro do indivíduo, no qual revela suas principais informações, como gordura armazenada no corpo, quantidade de água, IMC, taxa de metabolismo basal, peso ideal, massa magra, dentre outros.
  3. Índice de massa corporal (IMC): Conforme já conversamos por aqui é um modelo matemático, usado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que leva em consideração a altura e o peso do indivíduo. Assim, ele determina índices que dizem se a pessoa está ou não em seu peso ideal. Ele é razoável para índices de obesidade, porém, não avalia outros fatores como massa muscular ou percentual de gordura.

Particularmente, faço avaliações físicas na academia a cada 3 meses, e vejo a evolução do meu treino e dieta. Em relação ao meu peso ideal, prefiro estar saudável e usar como parâmetro minhas roupas. É gente, simples assim. Acima dos números e índices, o importante é você estar bem (e saudável, é claro), pensar fora da caixa e fazer diferente.

Seja mais você. Moovupse.