Quero perder peso. Começo por onde: dieta ou exercícios físicos?

Por


Postado em 13 de September de 2016


dieta-ou-exercicioOlá pessoal, tudo bem?

Acho que hoje meu comentário vai quebrar alguns paradigmas errados que temos. Quem nunca encontrou o peso ideal a partir da altura – 1? Ou seja, se tenho 1,60 m de altura, devo pesar 60 kg. Ou então, achou que o cálculo do IMC era absoluto? Ou ainda, passou o peso e as medidas para algum site ou amigo e esperava receber a análise do peso ideal?

Gente, vamos por partes. Nosso corpo não é formado apenas de gordura. Temos músculos (a chamada massa magra) e água também. Então, quando perdemos magicamente nas dietas restritivas 5kg por semana, garanto que boa parte deste peso é composto por água. Já os músculos e a gordura “pesam” a mesma coisa, a diferença é eu 1kg de músculo é mais compacto do que o 1kg de gordura. E o que queremos emagrecer, perder, é a gordura, não é mesmo?!

O que importa na verdade é nossa composição corporal. Aí vem a justificativa destes cálculos não funcionarem 100%. O IMC, por exemplo, é apenas uma estimativa, pois não leva em consideração a nossa composição. As análises feitas com o adipômetro e a bioimpedância são as mais eficazes para sabermos o tão sonhado peso ideal. Além delas, você estando saudável, defendo muito a autoanálise feita no espelho, cada pessoa deve se sentir bem e não adequar os corpos ao modismo.

A redução da gordura corporal é influenciada, primariamente, pela alimentação e depois pelo exercício físico, vocês sabiam? Algumas pessoas relatam que treinam 5 vezes por semana, fazem várias atividades aeróbicas e anaeróbicas, e mesmo assim não perdem peso. Para mim, umas das causas é a alimentação, claro que sem analisar o metabolismo e biotipo.

Então pessoal, o primeiro grande esforço em busca do corpo dos sonhos ou do peso ideal, está na reeducação alimentar. Com ela, você já tem 70% da jornada. Um passo de cada vez, dois objetivos ao mesmo tempo podem tornar o caminho com mais obstáculos e com maior probabilidade de fracasso.

Pense diferente. Equilibre-se. Moovup-se.