Wearables e o emagrecimento

Por


Postado em 11 de July de 2016


tecnologia fotoOlá pessoal, tudo bem?

Hoje iremos conversar sobre um assunto que até pouco tempo era bem distante para mim: os wearables. Aliás, vocês sabem o que são?
Bom, vou explicar rapidamente: wearables são dispositivos móveis que podem ser incorporados ao vestuário e ao corpo como “dispositivos vestíveis”.

Eles possuem várias funções, mas a que mais me encantou foi a ajuda no processo de emagrecimento. Eu ainda não havia tido contato com um desses até que fui fazer um treino de corrida com meu tio (sim ele corre e muito mais do que eu, vocês acreditam?!). Ele usava um dispositivo no braço e me disse que era seu treinador virtual que controlava seu tempo , pace e sua batida cardíaca.

Mas o que isto tem a ver com emagrecer? Pois é, um dos fatores fundamentais para emagrecer é você fazer os exercícios próximos a sua frequência cardiáca máxima (para descobrir a sua basta usar o modelo 220 – idade = FCM). No caso dos exercícios intervalados anaeróbicos devemos trabalhar de 80% a 90% da FCM. No caso das corridas, devemos trabalhar a resistência aeróbica abaixo dos 80%.

Sabendo-se da contribuição dos exercícios aeróbicos e anaeróbiscos para o emagrecimento, percebe-se o quão tais tipos de exercícios devem ser guidados pela FCM e no limite pelos wearables.

Já imaginou o  mundo considerando as informações coletadas pelos wearables direto da nuvem ( no google drive ou icloud) e a gente receber alertas do que comer, quanto comer, quanto tempo fazer aeróbicos e anaeróbicos para balancear nosso corpo? Está tudo disponível. Basta cruzarmos os dados e pronto! Por que ainda não fizeram isto?!

Para vocês terem uma idéia, o telefone da Samsung S5 (e superiores) tem 15 sensores para ler o nosso corpo. O FitBit tem mais alguns. Para mim, são todos fantásticos, e tudo isto, no final das contas, nos ajuda a medir os indicadores do nosso organismo.

Acredito que eles são grandes aliados do nosso corpo que nos ajudam hoje e podem ser muito práticos num futuro próximo. Escreva aí: em breve a disciplina necessária para o emagrecimento será comandada do nosso pulso!

Mais uma vez, a jornada da saúde, nunca é solitária.

Conecte-se. Inove-se. Moovup-se.