Zika vírus: como lidar com essa situação?

Por


Postado em 18 de April de 2016


zika imagem fimOlá pessoal, tudo bem?

Depois de ser bombardeada pela mídia, com milhares de informações a respeito do Zika vírus, resolvi compartilhar com vocês o que penso sobre o assunto. Nossa cabeça fica tão cheia de informações que nem sabemos ao certo o que fazer, vocês se sentem assim ?!

Cada dia uma informação nova, e ora essa informação muda, ora é desmentida, em que ou quem devemos acreditar? Ok., não serei muito filosófica hoje, fiquem tranquilos, mas a situação está feia no Brasil e no restante da América Latina e isso me causa certo medo.

 Até onde sabemos, um mosquito infectado pode fazer um megaaaa estrago. Ou seja, sabemos por onde devemos começar nossa proteção: no danado do mosquito.

Além das dicas de prevenção mostradas pelo governo como: não deixar água parada, usar repelente, tampar caixas d´água, guardar as garrafas de cabeça para baixo, etc., precisamos ver o que nós, que buscamos uma vida saudável, podemos fazer para nos prevenir também. Afinal, nossa saúde está em primeiro lugar, não é mesmo?!

Fiz uma pesquisa sobre os hábitos saudáveis que devo ter (ou manter), para me proteger dessa praga chamada Aedes aegypti e compartilho com vocês alguns deles:

  1. Buscar alimentos que são fontes de vitaminas do complexo B como castanhas, levedura de cerveja em pó, semente de girassol, gérmen de trigo …
  2. Utilizar as velas e incenso a base de citronela (sempre que possível);
  3. Acrescentar aos óleos de banho citronela, andiroba e copaíba;
  4. Como o mosquito possui hábitos diurnos, capriche no repelente quando for correr, pedalar, caminhar ou fazer alguma atividade pela manhã e à tarde.
  5. Dar aquela revisada em casa (ou apartamento) verificando existe alguma água parada que possa ser foco das larvas do mosquito;
  6. Jogar o lixo em sacos fechados e tampar a lixeira;
  7. Lavar aquário e vasos de plantas aquáticas com água e sabão pelo menos uma vez por semana;
  8. Fortalecer o sistema imunológico com alimentação balanceada e vitamina D (faça a dosagem e verifique com seu médico a melhor forma de suplementação);

E você, o que tem feito na luta contra o Zika e demais doenças?

Compartilhe também seus hábitos, proteja –se , cuide –se, Moovup –se.