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Dieta

 Há frutas proibidas nas dietas para perder peso?

Sim. O exemplo mais comum é o abacate, fruto gordo altamente calórico que se deve proibir neste género de dietas. Outro tanto acontece com a banana, com o dobro de açúcar das outras frutas. Pelo contrário, a melancia, dada a sua menor concentração de açúcar, pode comer-se à vontade.


Frutas possuem frutose, um carboidrato que engorda como outro qualquer. Devem sesr consumidas com moderaação e sempre acompanhadas de uma fibra. 

Com certeza, pois o sono é um importante aliado ao emagrecimento. Você precisa ter uma melhor noite de sono, descansar mais. 

  O ponto-chave é, se exceder as suas necessidades calóricas irá ficar gradualmente mais e mais gordo.  È verdade que, ingerir uma dieta rica em gordura pode fazê-lo engordar mais facilmente devido a uma série de razões, sendo a mais importante o fato de que um grama de gordura ter 9 calorias em vez das 4 calorias por grama dos carboidratos e da proteína. A gordura também é metabolizada de forma diferente dos carboidratos. é necessária uma menor quantidade de calorias para assimilar a energia a partir da gordura do que para assimilar uma quantidade equivalente (em termos de peso) de carboidratos. Consequentemente, mais calorias da gordura serão armazenadas do que calorias dos carboidratos.

Sopa obtida com a fervura durante longo tempo de diversos vegetais (cenoura, aipo, alho-francês, etc.) com carne ou ossos de frango ou de vitela, pode tomar-se à vontade, pois uma grande tigela apenas contém umas 20 calorias. Pelo contrário, a sopa resultante de ferver o osso do presunto, toucinho, orelha de porco, chouriço e outros derivados de porco é muito gordo e inadequado num plano de emagrecimento.


Uma dieta feita apenas a base de sopas não é aconselhável pois ao retornar a alimentação normal, o indivíduo pode engordar. O correto é se fazer uma reeducação alimentar e utilizar as sopas como uma refeição préveia à refeição principal. 

Sim, desde que o seu valor calórico seja zero, como acontece em algumas colas. E um erro considerar bebidas light as cervejas ou os aperitivos sem álcool, quando, na verdade, contêm bastante açúcar e têm, portanto, valor calórico.

Algumas bebidas com valor calórico zero possuem ingredientes nada saudáveis como: alta concentração de sódio, sucralose, aspartame, sacarina, maltodextrina e etc. Então, beber algo com zero calorias também pode engordar ou dificultar seu emagrecimento. 

Sim, se não está convenientemente treinado. Assim, participar num desafio de futebol ou numa partida de ténis eventualmente põe à prova o coração do obeso. Normalmente a única crise que acontece é cansar-se muito e rapidamente. Seria recomendável que estas pessoas efectuassem um exercício físico suave e prolongado, seguindo, ao mesmo tempo uma dieta adequada.

Um idoso com peso excessivo deveria tentar emagrecer para melhorar de uma artrose dos joelhos ou de uma insuficiência cardíaca ou respiratória, por exemplo. Deve justificar-se um plano dietético permitindo-lhe perder peso lentamente e nunca para atingir o “peso ideal”. É suficiente perder metade dos quilos que lhe sobram.


A anemia, quer dizer, a falta de glóbulos vermelhos ou hematias, pode aparecer em pessoas seguindo dietas erradas, principalmente com falta de ferro. As dietas de emagrecimento desequilibradas, muitas vezes consumindo os mesmos alimentos todos os dias (“dietas monótonas”), podem provocar uma anemia. Mas as dietas com poucas calorias, bem confeccionadas, com alimentos de todos os grupos, não provocam anemia e podem seguir-se sem qualquer perigo. Existindo certa anemia antes de iniciar a dieta, dever-se-ia realizar principalmente o tratamento médico oportuno.

Tal fato acontece porque, ao princípio, o organismo humano perde ao mesmo tempo gordura, hidratos de carbono e água. Posteriormente, o ritmo de perder peso é menor, já que no corpo se produz certo grau de adaptação a comer com menos calorias.

 Nosso corpo é altamente adaptável, tanto ao excesso de calorias quanto a falta delas. Por isso, é sempre modificar a dieta periodiacamente. 

As dietas vegetarianas podem proporcionar muitas calorias se se comerem batatas fritas, grão-de-bico, arroz, massas ou azeite em quantidades elevadas. Os vegetais que têm poucas calorias são as verduras e as hortaliças. Assim, por conseguinte, não é muito adequado seguir uma dieta vegetariana com a ideia de emagrecer. É muito melhor seguir uma alimentação equilibrada baixa em calorias. Algumas pessoas com excesso de peso têm o hábito de comer só fruta um ou dois dias por semana. É um costume que deve ser feito com cuidado. 

As dietas vegetarianas podem proporcionar muitas calorias se se comerem batatas fritas, grão-de-bico, arroz, massas ou azeite em quantidades elevadas. Os vegetais que têm poucas calorias são as verduras e as hortaliças. Assim, por conseguinte, não é muito adequado seguir uma dieta vegetariana com a ideia de emagrecer. É muito melhor seguir uma alimentação equilibrada baixa em calorias. Algumas pessoas com excesso de peso têm o hábito de comer só fruta um ou dois dias por semana. É um costume que deve ser feito com cuidado. 

 A sauna provoca transpiração devido à combinação de temperatura e grau de humidade elevados. Perde-se, pois, uma boa quantidade de água (e de sódio), o que dá a impressão, se a pessoa se pesar seguidamente, que emagreceu meio quilo, um quilo ou talvez mais.  

 Na verdade, com a sauna não se funde a gordura do corpo humano e, portanto, não se emagreceu, já que o organismo recupera a água eliminada nas horas seguintes, quer a partir de água potável, refrigerantes, infusões ou fruta, leite, ou outros alimentos. Não é, pois, para perder peso que se frequenta a sauna, mas por outros motivos, como a sensação de bem-estar posterior. 

Não. Mas a água é essencial para o ser humano. Durante o dia, eliminamos muita água através da transpiração, respiração, urina, etc. É preciso repor esta perda, para que assim o seu organismo trabalhe corretamente. A água ainda melhora o funcionamento intestinal, auxiliando na digestão e eliminação de substâncias que o organismo não precisa mais. Além de outros benefícios que a água proporciona.


Na reeducação alimentar você pode comer de tudo, só que na quantidade e freqüência certas. Esta regra se aplica ao consumo de doces também. Você pode comer, mas na quantidade certa e de vez em quando. Se pintar aquela vontade incontrolável, dê preferência por uma frutinha ou gelatina.


 Não. Várias dietas promovem a ingestão de doces de forma moderada. Por exemplo, o chocolate amargo, que em quantidades certas é um aliado à saúde. 

Não. O segredo está na quantidade, comendo a quantidade certa não vai prejudicar. Comer com qualidade é essencial para eliminar peso com saúde, pois os nutrientes irão proporcionar um melhor trabalho metabólico e conseqüentemente um emagrecimento mais efetivo.

O ideal é observar a quantidade e a qualidade dos alimentos ingeridos. 

Procure não abusar, mas caso aconteça, no dia seguinte volte a seguir um plano alimentar de emagrecimento. Não é preciso ficar sem comer ou comer menos ainda. Uma dica boa é praticar exercícios físicos, para que assim você “queime” mais calorias. Comer apenas saladas e frutas poderá causar deficiência de nutrientes no seu corpo, e por mais que haja uma perda de peso rápida esta não será duradoura e com saúde.

Primeiramente vamos explicar rapidamente a diferença entre diet e light. Quando o alimento é diet significa que ele é isento de algum nutriente, por exemplo: chocolate diet, não possui açúcar, mas possui muita gordura, o que o torna mais calórico do que o chocolate normal. Já o alimento light possui 25% menos calorias do que o alimento tradicional, podendo sim contribuir para eliminação de peso. Mas mesmo sem consumir produtos light ou diet, você pode eliminar peso.

Praticar exercícios é muito saudável, proporciona vários benefícios ao corpo como um gasto calórico maior que colabora com o emagrecimento. Você pode emagrecer sendo sedentário mas, o mais indicado é conciliar os dois tratamentos.


Uma alimentação fracionada contribui muito para eliminação de peso. Não é preciso ter horários fixos, mas também não se deve ficar muitas horas sem comer. O ideal é não ultrapassar o intervalo de três horas entre uma refeição e outra.

 Sim, isso é possível. Basta ter força de vontade e um pouquinho de esforço. Você pode levar alimentos práticos para o trabalho, para comer nas refeições intermediárias. Nas refeições principais, caso você coma na rua, opte por alimentos saudáveis, sempre de forma balanceada. 

 A dieta Dukan é conhecida como a dieta francesa das proteínas e consiste numa reeducação alimentar dividida em quatro fases: ataque, cruzeiro, consolidação e estabilização. 

 Durante todo o processo da dieta, devemos ingerir farelo de aveia. A proporção é a seguinte: uma colher de sopa e meia por dia na primeira fase, duas colheres na segunda, duas e meia na terceira e três colheres de sopa na última fase.A aveia serve para reduzir o colesterol, reduzir as calorias e aumentar a saciedade.

Quantos você desejar. A Dieta Dukan não é só um processo de regime, mas também uma reeducação de hábitos alimentares para fazer você emagrecer. A duração de cada fase da dieta dependerá da quantidade de peso que você quer perder.

É possível ser feita por vegetarianos. As carnes e peixes podem ser substituídos por seita, tofu, ovos etc. Obviamente não será a mesma coisa, mas pode ser adaptada. Já para o caso de uma pessoa vegan, não teria como adaptar a dieta.

Não. Apenas são liberados os alimentos listados como permitidos para cada fase.

Não. Seguir corretamente todas as fases é fundamental para o sucesso da dieta.

Nas primeiras duas fases não. As frutas contém frutose, o açúcar das frutas, por isso não podem ser consumidas, nem as que vem no iogurte. A partir da terceira fase podem ser consumidas com restrições.

Não, pelo contrário, granola engorda. Ela contém muitas fibras mas juntamente com elas há uma grande quantidade de calorias vindas dos demais ingredientes. 


A dieta Ravenna inclui todos os grupos alimentares porém exclui os alimentos feitos com farinha e açúcares refinados, também conhecidos como carboidratos simples.

 O chocolate branco tem mais gordura que o preto. O chocolate mais benéfico é o meio-amargo, pois possui maior concentração de cacau. 


O chocolate preto é feito de cacau e o branco é pura gordura hidrogenada. Quanto maior o percentual de cacau de um chocolate, mais saudável ele será. 

O adoçante mais saudável é a Stévia e o menos é o aspartame. 

Mesmo sendo uma excelente fonte de vitaminas e minerais, ambos precisam ter seus consumos limitados pois engordam, são considerados “amidos ruins” por não possuírem fibras. 

Se os compararmos com açúcar refinado, eles engordam menos.  

O Cromo é um mineral que potencializa a ação da insulina, dando a sensação de saciedade e diminuindo a vontade de comer, principalmente, doces. 

Ingerir poucas calorias, mas também seguir um programa alimentar rico em nutrientes, fibras e antioxidantes. O ideal é comer cinco porções diárias de frutas e vegetais, mas também é possível substitui-las por sucos funcionais, caso a pessoa não tenha esse hábito.

A dieta Vegana vai além da vegetariana ao proibir todo tipo de alimento de origem animal (carne, ovos, leite e derivados), o que faz com que tenha um bom potencial emagrecedor, no curto e no longo prazo, e bons resultados no que diz respeito à prevenção de doenças. Mas esses benefícios só existem com um forte comprometimento por parte de quem adere a esse estilo de vida, já que as restrições são grandes.

A dieta dos Vigilantes do Peso é baseada no programa de reeducação alimentar ProPontos, que não só conta calorias, mas também considera a dificuldade do corpo para digerir os alimentos e a saciedade que eles provocam. Assim, são mais usados aqueles com mais fibras e proteínas e menos gorduras e carboidratos. Cada comida tem uma pontuação que varia de acordo com o grau de dificuldade na digestão e com a saúde que proporciona. A cota de ProPontos diários estabelecida é de 34, em média (mas pode variar de acordo com idade, peso e altura). Funcionando muito bem no curto prazo, a eficácia no longo prazo só é um pouco ameaçada pelo fato de que não é tão fácil mantê-la com o passar do tempo.

 É muito consumido por quem malha e quer deixar o corpo mais durinho e bem desenhado. Mas, por ser um alimento com o poder de saciar e adiar a sensação de fome, o pó extraído do soro do leite também ganhou espaço nas dietas de emagrecimento. Tem ainda a vantagem de estimular o metabolismo, acelerando a queima de calorias, e evitar que, junto com a gordura, você perca massa magra.

Se você está muito fora de forma, o exercício produz ganhos , mas chega a um ponto em que se não seguir uma dieta, o treino forte não vai deixar você chegar ao seu objetivo de estar no peso e forma ideal.

O glúten é uma proteína que pode não ser absorvida pelo organismo, causando distensão abdominal e desconforto. Também é responsável por desacelerar o metabolismo, já que demora mais para ser processada. É por isso que, sem ela, a tendência é desinchar e reduzir medidas.

Por ser uma substância natural extraída de plantas, o Detox Slim não possui nenhuma contraindicação. Contém Colina, Zinco, Selênio e Cromo e por isto ajuda a bloquear a absorção de gordura, a ativar o metabolismo e a melhorar a comunicação entre as células

O Goa . Lá você pode escolher entre 2 entradas, 3 pratos principais (com direito a uma repetição) e duas sobremesas. Os sucos mais deliciosos e nutritivos que você poderia imaginar podem ser repetidos quantas vezes você quiser. Rua Rua Cônego Eugênio Leite, 1152 – Pinheiros

A Dieta Ravenna é uma dieta de baixas calorias que provoca o rápido emagrecimento, permitindo que você perca até 3 quilos já na primeira semana.Há alguns princípios que norteiam a dieta: redução radical do consumo de produtos que contenham farinha branca, doces e carboidratos.

Porque o chocolate branco não possui cacau, apenas leite e gordura. 

O chocolate meio amargo faz bem ao coração porque contém muitos antioxidantes, que facilitam a circulação sanguínea. 

Porém, basta 1 quadradinho, cerca de 5 g, por dia, após o café da manhã ou do almoço para ter todos os benefícios do chocolate meio amargo.

A geleia não possui ação emagrecedora e nem de saciar a fome, porém ela aumenta o metabolismo celular o que promove mais energia para a prática de atividades fisicas. 


É o alimento da abelha rainha, produzido pelas abelhas operárias atraves da digestão do pólen das flores. 


A geleia real também nutre todos da colmeia até seu terceiro dia de vida. 

Ela é composta por 60% de alimentos alcalinos e 40% ácidos. 

A batata doce é muito nutritiva,ela possui 2 vezes mais fibras, mais potássio, e 5 vezes mais cálcio do que a batata inglesa (batata normal), possui proteínas e ajuda a controlar o colesterol ruim (LDL).


A batata doce também possui um baixo indice glicêmico, fazendo com que o organismo não possua uma elevação na glicose sanguínea. 

Em relação ao pão, a tapioca é uma boa opção de substituição. 


A tapioca possui um alto índice glicêmico e, em seu preparo, é aconselhável que seja acompalhada com uma fibra (linhaça por exemplo). 

A batata doce possui um baixo índice glicêmico e o frango é uma proteína de alto valor biológico, fornecendo uma sensação de saciedade e promovento a recuperação muscular. 


O excesso das castanhas engorda pois elas possuem uma grande quantidade de gordutas e carboidrados.  


É aconselhável comer poucas quantidades por dia, sempre balanceando com o carboidrato presente nos demais alimentos. .   

Não, a aveia possui outra proteína, a avenina. Mas no Brasil utilizamos uma forma de plantio de rotação entre aveia, trigo, centeio… Ou seja, pode haver contaminação.  


Não é aconselhável que um celíaco consuma aveia mas não há problema no consumo por uma pessoa que retirou o glúten para fins de dieta. 

Água morna com limão em jejum auxilia no sistema imunológico e no sistema digestivo. 


Fornece uma certa saciedade fazendo com que a primeira refeição seja mais leve e aumenta o metabolismo do corpo.  

É uma manteiga clarificada que é usada na medicina Ayurveda e na cultura indiana como um alimento curativo e rejuvenescedor.


Ela não emagrece pois é não deixa de ser um alimento com gorduras. É uma opção saudável à manteiga. 

Claro, e é muito mais barato. Você vai precisar de um pote de manteiga sem sal. Coloque a quantidade desejada em uma panela e leve ao fogo médio até derreter. Após alguns segundos, a manteiga terá se tornado um líquido e formará uma espuma branca. Com uma escumadeira, vá retirando toda essa espuma. Quando não houver mais espuma e o líquido estiver totalmente transparente e amarelo, está pronto. Tire do fogo. Caso ainda tenha algum resíduo, coe depois de fria e coloque em um vidro. 


Nenhum problema. A ghee fornece um sabor particular aos alimentos. Apenas cuidado pois ela atinge temperaturas altas rapidamente. 


O Goji Pro é o mais novo produto a base de da fruta Goji Berry, em cápsulas do mercado. Sua formula é rica e avançada fazendo assim o seu uso melhor que a fruta pura, que inclusive é difícil ser encontrada no Brasil, e quando encontrada, custa bem caro. 

A gojiberry fruta é encontrada na forma desidratada, podendo ser usada de diversas formas , além de ser uma boa opção para quem deseja consumir a goji berry pura e introduzir novos alimentos na dieta habitual.A fruta in natura tem seus nutrientes melhor preservados, sendo uma ótima opção para enriquecer nutricionalmente diversas preparações.

Ele se destaca por ser rico em vitamina C, nutriente que melhora o sistema imunológico, o humor e evita problemas oftalmológicos e derrames e ajuda aemagrecer. Além disso, a fruta tem ação antioxidante e anti-inflamatória, equilibra os níveis do colesterol e protege o coração e o cérebro. 

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É válido ressaltar que sua ação no emagrecimento foi publicada em 2011 no Journal of the American College of Nutrition mostrou que a ingestão diária de 120 ml de suco de goji berry durante 14 dias foi capaz de reduzir a circunferência da cintura e aumentar as taxas metabólicas em seres humanos em relação ao grupo controle que tomou um suco placebo. 

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Sim, alguns alimentos estimulam a produção de serotonina, promovendo uma sensação de ” felicidade” . 


Alguns alimentos que estimulam a produção de serotonina são: leite e derivados, soja/tofu, frutos secos, banana, oleagenosas, brocolis, arroz integral, salmão, tomate, laranja, maçã, ovo, chocolate …  

Sim, pois aumenta o metabolismo, promove sensação de  saciedade e é digestivo. 


É aconselhável tomar chá verde após as refeições para estimular a digestão pois sua atução nesse processo ocorre, possivelmente, devido a alguns compostos bioativos que ele traz em sua composição, e que estimulam a microbiota do intestino, também conhecida como flora intestinal.

Tomar somente o chá verde no café da manhã não é saudável pois seu corpo necessita de nutrientes para seu funcionamento no decorrer do dia. Cuidado com emagrecimentos rápidos!Lembre-se que a melhor forma para emagrecer é fazer uma reeduação alimentar aliada a atividade física.  

Chá verde antes do café da manhã estimula o metabolismo. Depois de tomá-lo faça uma refeição leve e cheia de nutrientes.  

Evite cintos e roupas apertadas, beba mais líquido, pratique atividades físicas, coma em silêncio e com calma (mastigando bem os alimentos), pare de fumar, evite a lactose, evite bebidas gaseificadas, consuma menos gordura, consuma fibras moderadamente, evite líquido durante as refeições. 


 Feijão, lentilha repolho e couve devem ser consumidos em menor quantidade por serem ricos em fibras e aminoácidos com grande poder de fermentação. 

 Os grandes aliados na prevenção das cãibras são alimentos ricos em vitamina A, B, C, cálcio, magnésio e repositores de sódio como a água de coco. 


Leite e derivados, couve, brócolis, banana, mamão, tomate, feijão, aveia, cevada, granola, amendoim, camarão, ostras, arroz integral, gérmen de trigo, tâmaras, ameixa seca, figo seco, castanha do pará, entre outros. 

A banana é um alimento rico em potássio e uma das causas para o aparecimento das cãibras é a falta deste mineral porém não há pesquisas suficientes que provem que o consumo do fruto fará diminuir as cãibras . 


As cãibras são causadas por diversos fatores e a falta de potássio é apenas um deles. A banana é rica em potássio mas também em carboidratos, o aumento do consumo deste fruto, se você estiver de dieta, trará certos problemas. 

Em termos calóricos, eles possuem basicamente as mesmas calorias. O pão integral é mais vantajoso pela quantidade de fibras, que auxiliam na digestão. 


O pão francês é composto apenas de farinha refinada, pobre em fibras e nutrientes. Este tipo de carboidrato colabora para o aumento de gordura abdominal e causam tanta saciedade como os integrais.Já os integrais fazem bem pela ação das fibras e trazem saciedade e devem ser sempre priorizados.

O açaí possui uma grande quantidade de calorias, é um antioxidante natural, possui fibras e vitaminas, é um aliado à circulação sanguinea, é um anti-inflamatório natural. 


O açaí é um alimento calórico que deve ser consumido com moderação. O que engorda são os complementos que colocamos no nosso açaí. 


Pode sim. O consumo do açaí aliado a atividades físicas, traz um imenso benefício e pode até não engordar, dependendo dos complementos. Ou seja, a alimentação equilibrada com atividade física dificilmente trará resultados ruins.  


Pode, mas não sempre. Para fazer essas substituições converse com um nutricionista. Ele saberá como balancear o consumo do açaí com os outros alimentos do dia. 

Gengibre é um termigênico natural que pode aumentar o gasto calórico. Lembre-se que para emagrecer ele precisa estar aliado a dieta e atividade física. 


Melhora a absorção de nutrientes, ajuda o sistema digestivo, ajuda na perda de peso, evita a reteção de água, ajuda a reduzir os desejos do fumante nos primeiros dias que para de fumar.  


Pode ser que você esteja ganhando massa muscular enquanto perde gordura. Faça uma avaliação física, ela mostra tudo isso. 

Se você está fazendo tudo corretamente e mesmo assim não consegue perder gordura, deve procurar um endócrinologista para um check up hormonal. 

Grãos integrais, Café, Chá verde, frutas cítricas, maçã, arroz, pão  e macarrão integral, semente de abóbora, girassol e gergelim .


Evite gordura porque sua digestão é lenta e o excesso pode causar fadiga. 

Sim, o estresse altera os hormônios dificultando o emagrecimento. 


O cortisol é o hormônio produzido em excesso que aumenta a ansiedade, a produção de células adiposas e ainda dificulta a queima de gorduras já existentes.  

Sim. Seguem alguns: banana, aveia, arroz integral, ovo, linhaça, salmão, maracujá, couve,mel ,chá de camomila, alface, amêndoa. 


É um hormônio natural produzido pela glândula pineal que auxilia no sono. 


Licopeno (alimentos de cor vermelha), Betacaroteno(alimentos amarelados ou alaranjados), Omega 3 (peixes e castanhas), proteínas, flavonóides (chá verde, frutas secas e chocolates amargo), Probióticos (iogurtes e leites fermentados), vitamina E (vegetais de cor verde escuro).


Sim, porém deve-se observar o tipo de vinho. 

Um vinho com seco, com menos açúcar , menor teor alcoolico e se possível com uma fermentação mais caseira, é definitivamente melhor para a saúde.  

Vinho Tinto mas ainda há alguns fatores que o tornam mais ou menos saudável : Vinho seco e com pouco açúcar residual, Vinhos com baixa graduação alcoólica (menos de 13%), Uvas Tannat ou Tempranillo,  Vinhos de Bordeaux, Rioja, Uruguai ou Brasil,  Vinhos orgânicos, biodinâmicos ou naturais. 


Arenque, Sardinha, Salmão, Atum, Bacalhau, linguado e Pescadinha. 

É aconselhável o consumo pelo menos duas vezes por semana.


Os peixes são ricos em Omega 3 , previnem osteoporose, ajudam no funcionamento da memória, previnem certos tipos de câncer, auxiliam na formação e fortalecimento de unhas e cabelos, previnem doenças do coração. Mas cuidado com o preparo!!! Evite fazê-lo frito!!! Prefira cozido, assado ou “frito” na Air Fryer. 

Consuma com moderação, você não precisa ser radica e atenção aos petiscos, eles podem por tudo a perder! A dica é não chegar ao barzinho de estômago vazio e tomar outras bebidas antes da cerveja. 


Você pode experimentar sucos, convidar seus amigos para novas experiências, e deixa a famosa cervejinha para um ou outro final de semana, algo mais esporádico. 

Exagere nas folhas, experimente novos sabores de folhas (alface roxa, rúcula, agrião, chicória, alface americana…), verduras e legumes. Tente colocar cores vivas e bonitas mesmo que você saia do tradicional. Só assim treinará seu paladar e verá que existem verduras diferentes. Para temperar a salada, fique com o limão, azeite e sal para não sabotar os alimentos. 


O pão com manteiga é realmente uma delícia, você pode continuar consumindo – o ocasionalmente. No dia a dia experimente um pão integral, biscoito de arroz, tapioca, crepioca, algo mais nutritivo e com menos calorias ” vazias”.  


O alimento orgânico não é somente “sem agrotóxicos” como se veicula normalmente. Além de ser isento de insumos artificiais como os adubos químicos e os agrotóxicos ele também deve ser isento de drogas veterinárias, hormônios e antibióticos e de organismos geneticamente modificados. Ou seja, muito mais saudável para seu consumo. Procure produtos Orgânicos no Supermercado, há um selo indicando- os.   


Os produtos orgânicos são mais saudáveis sem dúvidas. Hoje já existem alternativas para consumi-los com maior facilidade. Você já experimentou os cookies da Mãe Terra? São uma excelente alternativa para os lanches e o melhor, são feitos com produtos orgânicos. A marca ainda possui outras opções, experimente !!!