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Exercícios, Exercícios Funcionais

 O que são exercícios funcionais? Por que eles possuem esse nome?

O Treinamento Funcional treina as habilidades motoras funcionais necessárias para as atividades cotidianas e ou esportivas, andar, correr, abaixar, levantar, puxar, empurrar e saltar. O significado segundo o dicionário, Funcional 1. Capaz de operar ou funcionar 2. Tendo ou servindo a um propósito utilitário; capaz de servir ao propósito para o qual foi projetado (Webster’s Encyclopedic Unabridged Dicionary of the English Linguage).


O Treinamento Funcional te leva a treinar o corpo como um todo, melhorando a estrutura do corpo e seu movimento para atividades simples e complexas do dia-dia, como limpar uma casa, subir escada carregando alguma caixa ou fazer uma bandeja no basquete.

No Treinamento Funcional nós utilizamos muito o peso do nosso próprio corpo e os exercícios são globais melhorando a função muscular, os exercícios de Musculação são mais isolados com treinamentos específicos para cada músculo melhorando a forma muscular e são utilizados aparelhos específicos para desenvolver cada músculo.

Este tipo de treinamento é indicado para qualquer pessoa de qualquer idade, desde criança a idosos, lembrando sempre do acompanhamento de profissionais de Educação Física qualificados e respeitando sempre todas as limitações do nosso corpo.

A procura maior é de pessoas que querem diversificar suas atividades, que não gostam de fazer musculação e atletas que querem melhorar seu desempenho.

As aulas de treinamento funcional variam muito de acordo com o objetivo do aluno, a perda de peso é um dos principais motivos do aluno iniciar o treinamento, as aulas de circuito tem um gasto calórico muito grande possibilitando essa maior perda de peso. O outro beneficio que o treinamento proporciona é a definição muscular, quem pratica o funcional fica com o corpo bem desenhado em poucos meses.

 Excelente para queima de gordura e fortalecimento muscular. Aumento da capacidade aeróbica e anaeróbica.Aumento do condicionamento cardiovascular.  Exercícios de baixo impacto, mas com alta intensidade, resultando no fortalecimento da região do tronco e membros superiores.Exercícios com movimentos naturais de alta carga funcional. Desenvolvimento específico da “força de garra” nas mãos, para o aumento da “pegada”.