Escolha um tema relacionado a vida saudável

Veja como as pessoas interagem no aplicativo móvel Moovup..
Acesse uma amostra do banco de informações com as experiências de milhares de pessoas.

Exercícios, Musculação

Musculação emagrece?

Ao contrário do que muitos pensam, a musculação emagrece mais que as atividades aeróbicas. Quanto mais massa magra (músculo) mais o organismo tem que trabalhar e menos gordura corporal se tem. As atividades cardio respiratórias podem levar a uma perda de massa magra, dependendo da forma com que for executada.


Músculo pesa mais que gordura. Consequentemente de se estiver perdendo gordura mas estiver ganhando massa magra o peso poderá sim aumentar.

No mínimo 3 vezes por semana. Deve-se dar um intervalo de 48 a 72 horas para o treino de cada grupo muscular. O ganho acontece no descanso.

As atividades cardio respiratórias são importantes para um ganho de resistência e trabalho cardiovascular. No entanto, não são mais importantes que a musculação para a perda de gordura e trabalho de hipertrofia. 

Em conjunto com a musculação poderá sim otimizar a perda de gordura. O mais falado hoje para uma perda rápida de gordura é o trabalho intervalado, conhecido como HIIT (high intensal interval training), onde intercala-se picos altos e baixos de frequência cardíaca.
 

 A musculação traz ganhos rápidos, após 3 meses já se sente uma diferença significativa, se vier acompanhado de reeducação alimentar e disciplina nos treinos. 

 O ideal é ser acompanhado por um nutricionista esportivo, no entanto whey protein (proteína do soro do leite de rápida absorção) e glutamina (aminoácido) são sempre recomendados. 

A dieta é 80% do resultado de qualquer atividade física. Querer ter o corpo assim ou assado sem dieta…ESQUEÇA!

Depende do objetivo. Se o objetivo for um ganho muito superior de massa magra (exemplo dos bodybuiders) isso se consegue com o aumento da testosterona, tanto em  homens quanto em mulheres. Deve-se pesar os pós e contras do uso das substancias e contar com ajuda de um médico, se possível. Não faça nada sem total conhecimento.  

Para a academia é aconselhável a utilização de  tênis. Porém há uma nova corrente que defende o uso dos “five fingers”, que são sapatos sem amortecimento, como se a pessoa estivesse descalça. Essa corrente defende que nossos ancestrais corriam e levantavam cargas sem o uso dos calçados.   


 Primeiramente, nenhuma dor é normal, salvo aquela quando treinamos pesado ou fazemos uma nova série. A coluna geralmente dói pela falta de contração do abdômen ao executar determinado exercício ou por algo feito da maneira errada. 


 

Na verdade, a pessoa ja esta perdendo massa magra nessa idade, então DEVE fazer musculação, mesmo quem nunca fez! A musculação, embora não consiga reverter esse quadro, pode retardá-lo. Um treino bem elaborado para uma pessoa nessa faixa etária, principalmente se focado em exercícios de força e resistência, pode atribuir muito em saúde e qualidade de vida.


 Sim. A musculação traz benefícios a qualquer idade. E mesmo quem nunca fez atividade física, desde que siga um treino regular de no mínimo, três vezes por semana, e uma alimentação balanceada, dá para manter o corpo em forma sim. 

 O consumo de carboidratos e proteínas é fundamental para a recuperação de energia após o treino, no período de recuperação dos músculos. O importante é você saber a dose certa pra tomar, e comprar uma proteina de boa qualidade, de marca confiável. 

 Depende. O que dita a ordem do exercício aeróbico é o objetivo. 


Se a meta for ganho de massa muscular, ele deve vir antes, pois o seu corpo vai consumir carboidrato durante sua execução e ainda reservar energia para o treino de musculação em seguida.

Se o seu objetivo é emagrecer, o aeróbico (pode ser bicicleta, corrida, natação) deve vir depois da musculação. Como esse tipo de atividade consome mais calorias, para quem busca o emagrecimento ele tem como objetivo principal queimar gorduras localizadas.

Há correntes que indicam os circuitos para emagrecimento. Ou seja, exercícios aeróbios e aparelhos ao mesmo tempo.

 O principal causador das estrias é o crescimento acelerado da pele, como na adolescência, por exemplo, quando uma pessoa engorda ou emagrece muito rapidamente, espicha de uma vez e os seios ou bumbum crescem do dia para a noite. Ou até mesmo quando se engravida e a barriga aparece. Na musculação, não há mudança em curto prazo que justifique o surgimento de estrias, já que seus resultados requerem tempo para serem notados. A principal causa dessas marcas na pele entre pessoas que treinam musculação é o uso de anabolizantes, que aceleram a hipertrofia, mas são contraindicados.  

  Depende. O corpo, de fato, apaga os efeitos da musculação após o abandono da atividade. Mas quanto tempo ele leva para fazê-lo depende de quanto tempo se treinou e há quanto tempo deixou de praticar a atividade.Se você frequentou a academia por um mês, por exemplo, os benefícios não foram muitos. Em poucos dias sem a atividade, os resultados adquiridos até ali já terão ido embora.Para uma pessoa que treina há dois anos com regularidade, em uma semana sem a atividade terá perdido de dois a três meses de treino. A lógica é: quanto mais tempo se treina, em médio e longo prazos, mais tempo se leva para perder a memória, e, quanto menos tempo se treina, mais rápido se perde.  

  Embora existam algumas provas que sugerem que um número elevado de repetições podem induzir uma intrusão extra de capilares nos músculos, eles não irão fazer nada para tornar os músculos mais firmes ou definidos.  Se uma pessoa completamente sedentária começa a praticar musculação, usando repetições baixas ou elevadas, ele ou ela, iria obter um rápido aumento do tónus, o grau de contracção muscular que os músculos mantêm mesmo quando estão relaxados, mas isso iria acontecer independentemente do número de repetições. A única forma através do qual as repetições elevadas pudessem tornar um músculo mais definido seria se, realizando um número mais elevado de repetições, o seu corpo como todo entrasse num estado calórico negativo, e estivesse a queimar mais calorias do que as calorias ingeridas.  

 O ponto-chave é, se exceder as suas necessidades calóricas irá ficar gradualmente mais e mais gordo.  È verdade que, ingerir uma dieta rica em gordura pode fazê-lo engordar mais facilmente devido a uma série de razões, sendo a mais importante o fato de que um grama de gordura ter 9 calorias em vez das 4 calorias por grama dos carboidratos e da proteína. A gordura também é metabolizada de forma diferente dos carboidratos. é necessária uma menor quantidade de calorias para assimilar a energia a partir da gordura do que para assimilar uma quantidade equivalente (em termos de peso) de carboidratos. Consequentemente, mais calorias da gordura serão armazenadas do que calorias dos carboidratos.

   Quando se treina os músculos com frequência, não dando tempo suficiente para que se recuperem, o crescimento é zero, e talvez até ocorra perda de força e massa muscular. Mesmo trabalhando diferentes partes corporais nos próximos dias, pode causar excesso de treino. Se voce dividir seu treino errado e trabalhar os mesmos músculos com frequencia, irá ter perdas e não ganhos. 


Irá ficar realmente grande com uma dieta super rica em calorias, mas também irá ganhar gordura. E pode ficar redondinha e não sarada. No entanto, se quer desenvolver um físico grande, mas estéticamente bonito, então provavelmente, as dietas super elevadas em calorias não são para você, a menos que seja uma daquelas poucas pessoas que podem queimar essas calorias extra em vez de as depositarem em forma de gordura.  

Não é necessário ficar treinando por 2 ou 3 horas,  realizar muitas series e repetições…Na musculação é indicado treinar uns 45 minutos, tem estudos que provam que após esse período, o corpo começa a catabolizar e queimar os seus músculos, usa-los como energia.O importante é fazer o treino bem feito, coloque carga adequada, faça as repetições bem executadas, sinta o músculo ser trabalhado, nunca faça o exercício de qualquer jeito, conversando,,,, concentre-se muito e respeite o tempo de descanso de mais ou menos 1 minuto entre as series.E para manter seu metabolismo sempre acelerado é melhor você treinar todos os dias 40 minutos, do que ir 2 vezes na semana e treinar por 3 horas. 

Se estiver tentando melhorar a saúde cardiovascular ou a perder alguma gordura corporal. Mas para desenvolver massa muscular, terá de dar tempo suficiente aos músculos para recuperarem completamente (ex. permitir a dissipação do ácido láctico nos músculos e a recuperação dos níveis de ATP), de forma a estimular o crescimento muscular, tem de levantar o máximo de peso possível. 


A sua alimentação que vai definir sua musculatura. Se o seu gasto calórico exceder a sua ingestão calórica, irá perder gordura e ficar mais definido. O exercício aeróbico é geralmente utilizado para melhorar a eficiência cardiovascular, mas se o fizer durante o tempo suficiente, a longo prazo irá gastar mais calorias e perder gordura. No entanto, a musculação faz exatamente a mesma coisa, mas melhor ainda. Vários estudos mostraram que o corpo queima gordura de forma mais eficiente se o exercício for realizado a uma velocidade moderada durante períodos mais longos que 20 minutos. (geralmente é esse o tempo que demora até ser usado o conteúdo de glicogénio do sangue, fazendo com que o corpo recorras ás suas reservas de glicogénio para obter energia). Uma vez que sejam gastas as reservas de glicogénio, o corpo tem de metabolizar os ácidos gordos para depender como energia. Isso equivale a perda de tecido adiposo.Para perder gordura, você também pode utilizar a musculação em combinação com a dieta. 

A redução localizada não existe. Fazer centenas e centenas de abdominais, irá proporcionar-lhe músculos abdominais firmes, mas não irão fazer nada para eliminar a gordura da sua cintura. Movimentos laterias para o abdomen igual muitas fazem na academia sem o professor mandar, irão proporcionar mais firmeza, mas não fazer nada para eliminar a gordura dessa área, a menos que combine com a dieta.O abdomen tem que ser treinado igual os outros músculos, pouca repetição e muita carga. Então o que vai definir seu abdomen é a dieta e não só o treino. 


Não acredite em marketing de suplementos muito fantasiosos. A única coisa tão eficiente como os esteróides, são outros esteróides. Apesar das afirmações da publicidade de algumas empresas de suplementos, não existe atualmente, nenhum suplemento disponível que funcione como os esteróides (exceto os pró-esteróides). 

No entanto, os nutrientes e os suplementos, podem ser extremamente eficientes, especialmente se na sua dieta falta algum componente vital ou está geneticamente predisposto a aceitar determinado nutriente ou suplemento. Os suplementos alimentares possuem benefícios que não devem ser ignorados. Mas nenhum deles desenvolve músculo tão rapidamente como os esteróides.

A musculação, como todo tipo de exercício físico, necessita de alguns cuidados, a prática inadequada pode trazer pequenas e até grandes lesões musculares. Aquecimento e alongamento antes do exercício são essenciais para sua segurança. É muito importante manter a postura correta durante o exercício. Outro grande vilão é a carga, a carga deve ser definida conforme a capacidade de cada pessoa e seus objetivos. 

Sim, a musculação não é feita só para ficar forte, “hipertrofia muscular”. Ela também traz outros benefícios como: condicionamento físico, tonificação muscular, emagrecimento e vários outros.  

A tendência atual é de se trabalhar com grandes cargas, o que proporciona aumento da massa magra, mas deve-se tomar cuidado para não ocorrer exageros. Os exercícios devem sempre primar pela qualidade, e os exageros causam lesões muitas vezes irreversíveis. O aumento da carga deve ser progressivo e racional. A disciplina, a técnica de execução e a qualidade do trabalho são mais importantes que uma carga muita pesada.  

É um erro pensar que quando se está em jejum, a gordura armazenada será oxidada em maior quantidade. É fundamental uma dieta balanceada para se obter resultados a nível se queima de gorduras. 

O ideal é que se faça refeições leves com um período de antecedência antes de qualquer atividade física. Principalmente na musculação, onde o percentual participativo da glicose é alto, deve-se manter uma reserva de glicogênio para evitar uma hipoglicemia, o que te trará desconforto e te impedirá de continuar seu trabalho. Outro erro muito freqüente é o fato de se comer imediatamente antes de qualquer atividade. Quando você ingere carboidratos (CHO), principalmente de cadeia simples, sua taxa de insulina sobe a níveis acima do normal, o que proporcionará uma queima desnecessária de energia e ocasionará um desgaste antecipado.

Treinar braço, não alarga a estrutura das costas. O exercício tende a desenvolver a musculatura da região e causa a impressão que as costas estão maiores. Entretanto, não é possível “alargar” as costas, no sentido da estrutura corporal. O tamanho desta parte do corpo é uma questão genética e não causa dos resultados dos treinos.


Na realidade, quando a pessoa para de treinar, tem uma perda de tônus muscular e não tem nada relacionado à consitência da pele. 

 Depende. O alongamento antes e depois do treino não evita lesões, mas o alongamento feito regularmente melhora a flexibilidade, que consequentemente, aumenta amplitude do movimento, mobilidade articular e assim o risco de se lesionar. 


Em alguns casos específicos, a mulher precisa da liberação do seu médico. Mas atualmente, a maioria dos especialistas recomenda os exercícios, porque sabem o quão é importante o fortalecimento de músculos específicos, que auxiliam no trabalho de parto e, principalmente, no pós parto, no retorno as atividades e peso corporal normal.


Depende. Existem pessoas que já possuem um histórico familiar do quadro (fator genético). Também existem indivíduos que têm má circulação sanguínea. Nestes dois casos, se houver um grande esforço nos treinos, pode sim aumentar as chances de aumentar as varizes. Porém, as pessoas que estão foram destes riscos, têm probabilidades mínimas de desenvolver varizes no corpo.


Para perder peso e barriga, não basta ter uma dieta balanceada. O trabalho deve ser feito em conjunto com exercícios físicos aeróbicos e localizados, que queimam calorias e fortalecem a musculatura do abdômen. 

A postura errada faz com que a barriga pareça maior. Por isso, corrigir o corpo é essencial. Segundo, atividades e exercícios, como pilates e ioga, são boas opções para melhorar a postura e manter a saúde 

Alongar os membros inferiores com o corpo frio pode causar debilidade muscular, o que piora a estabilidade e aumenta as chances de você se machucar. Em vez disso, prefira uma rotina de alongamentos dinâmicos, que aquecem os músculos e aumentam a sua amplitude de movimento.

Utilize passas, barrinhas com mel ou pretzels que podem ser usados como repositores de carboidratos com a mesma eficácia de géis energéticos.

Isso acontece devido a um conflito de informações que chegam ao cérebro. Enquanto estamos numa esteira, duas mensagens diferentes são enviadas: o labirinto avisa que a pessoa está correndo e entende que ela se desloca, porém os olhos informam que a paisagem está fixa, sem movimentação real. Este conflito pode causar a tontura e a sensação de desequilíbrio.

Experimente as escadas. Escadas estão por toda parte e utilizá-las é tão simples e um dos melhores exercícios disponíveis. É de graça! Pense nos lugares em que precisa ir todos os dias e que têm escadas e você nunca nem pensou nelas antes de entrar rapidamente num elevador.


Vá a pe para o trabalho. Desca uma ou duas estações antes da sua parada tradicional e vá andando para o trabalho. Deixe o carro num estacionamento e vá andando para onde quer ir.

Voce precisa de novos estímulos. Experimente a corrida intervalada: curto, rápido e muito intenso . Se fizer um tiro de 600 metros e descansar (andar ) 200 metros, 6 vezes, 4 vezes por semana , vai conse guir resultados de perda de gordura, visíveis. Óbvio que com o tempo seu organismo se acostuma com a sequência e é precisa variar de novo.

Se você está muito fora de forma, o exercício produz ganhos, mas chega um ponto em que se não seguir uma dieta, o treino forte não vai deixar você chegar ao seu objetivo de estar no peso e forma ideal.


Pronada – quando a parte de fora do calcanhar toca no chão, o pé inicia uma rotação excessiva para dentro.- Supinada – o pé toca o solo com a face externa do calcanhar e se mantém na banda externa do pé.- Neutra – começa com a parte externa do calcanhar e o pé rotaciona ligeiramente para dentro.

A melhor maneira de descobrir como se pisa é procurar um ortopedista, de preferência especializado em tornozelo e pé

No funcional utilizamos os padrões fundamentais do movimento humano, como empurrar, puxar, agachar, girar e lançar.

Isto é um mito que surgiu na china. Abraçar o umbigo revela três coisas: você é magro, tem braços longos e é flexível. É um ato de circo e jamais uma marca a ser perseguida ou que revele que este é o ponto de equilíbrio.

Através do seu peso e altura: Peso/ (altura)2


É o índice de massa corporal, atraves dele podemos saber se a pessoa está normal, abaixo ou acima do peso. 


Possui algumas falhas: pessoas musculosas podem ter um IMC alto porém não estarem acima do peso, não pode ser aplicado em crianças e as diferenças étinicas não são levadas em consideração, os idosos possuem outro parêmetro de medida. 

O IMC não é tão eficaz porque não diferencia o percentual de gordura do de massa magra.  

É importante uma boa noite de sono aliada a uma alimentação balanceada. 

Alimentos energéticos para serem incorporados ao seu dia a dia : banana, açaí, pães e cereais integrais, ovo, proteínas, oleagenosas, chá verde.  

Com certeza, pois o sono é um importante aliado ao emagrecimento. Você precisa ter uma melhor noite de sono, descansar mais.  

Descansar mais não significa dormir mais tempo e sim entrar em sono profundo. 

Consuma, à noite, alimentos que desaceleram seu metabolismo e evite, principalmente os que possuem cafeína como alguns chás, café e chocolate.  

Cereais integrais, carne de peru,chocolate amargo, café e guaraná garantem energia física e mental. Invista em sucos energéticos também, eles são um ótimo aliado. 


Tente adotar hábitos mais saudáveis,mesmo sem tempo e na correria do dia a dia, encontre um momento para você, pratique atividades físicas, ouça uma música a caminho do trabalho, observe o verde a sua volta, dê bom dia aos que passam por você. Acumule boas energias!!!  

Não necessariamente. As pessoas tomam whey protein por ser mais fácil (proteína em pó para ser diluída em água). Porém, pode-se fazer o consumo da proteína atraves dos alimentos. 

Whey protein é  proteína que deve ser tomada sob prescrição de um nutricionista. 

É preciso ter cuidado ao consumi-la pois sem atividade física o whey protein engorda. 

O excesso de proteína também não é benéfico a saúde por isso, o consumo de whey protein deve ser balanceado com a dieta.  

Alguns exercícios são : agachamento 90º, afundo, hack machine, levantamento terra.

Não se esqueça que ao treinar a parte posterior da perna (fazendo por exemplo o leg press), também está ativando os músculos dos glúteos. 

Para desenvolver os glúteos é importante reduzir o percentual de gordura coporal e aumentar a massa magra (massa muscular).

 Com 100% de eficiencia não se pode fazer os dois ao mesmo tempo então inicie reduzindo seu percentual de gordura. 

O agachamento é o exercício campeão para os glúteos. Invista em suas diversidades. 

Não se esqueça que ao treinar a parte posterior da perna (fazendo por exemplo o leg press), também está ativando os músculos dos glúteos.  

Existem enúmeras causas para as cãibras, entre elas podemos citar: uso excessivo da musculatura, desidratação, baixas temperaturas, má circulação, compressão de raízes nervosas, Carência de sais minerais.

As cãibras na gravidez podem estar associadas a anemia,e a falta de magnésio. Converse com seu médico a respeito. 

Portadores de diabetes, anemia, insuficiência renal, doenças da tireoide, degenerações neurológicas, desequilíbrios hormonais e mulheres grávidas estão mais sujeitos a desenvolver episódios dolorosos de câimbras.

Faça um alongamento pela manhã, além de você levantar com mais energias, poderá diminuir suas cãibras. 


O recomensável é massagear e alongar a região afetada para aliviar a dor.

Em excesso, os isotônicos fazem mal à saúde, podendo desencadear ou piorar quadros de pressão alta e diabetes, além de promover o ganho de peso. 

Para quem pratica atividades com duração de até uma hora – cerca de dez quilômetros para os corredores – o isotônico não é necessário. Já para meia maratona, por exemplo, ou exercícios superiores a uma hora, prolongados e extensos, as bebidas isotônicas são indicadas como forma de manter uma prática esportiva segura


Quando a atividade física possui duração de até uma hora, a água é a melhor forma para hidratação. Um tempo maior de atividade requer uma reposição de sais e de água, sendo assim recomendável o uso de isotônicos. 

Sempre leia os rótulos dos isotônicos para saber o que você está consumindo. Muitos não são saudáveis. 

A água de coco é um isotônico natural rico em potássio e sódio e que pode facilmente substituir os produtos industrializados. 


Levante o peso que você aguenta, não force demais seu corpo sem o devido acompanhamento. 

Qualquer carga levantada precisa ter uma consciência corporal, contração de músculos específicos e postura adequada. Você provavelmente está fazendo algo errado.

Se você for iniciante e treinar leve, não há necessidade. Porém, se seu treino for mais intenso e alternar aeróbico com anaeróbico é sempre bom observar se sua frequência está na faixa proposta por seu treinador. 

Pessoas com risco cardíaco devem monitorar sua frequência independente do tipo de treino. É sempre melhor prevenir!!! 

Para perda de peso e diminuição do percentual de gordura é aconselhável manter a frequência cardíaca entre 60 e 70% da frequencia cardíaca máxima pois neste caso a energia proveniente é da queima de gordura. 

O acaí é muito calórico. Para pós treino não seria a refeição adequada. Você pode tomá-lo no seu dia ” livre” e optar por algo mais leve após o treino.  


Eu gosto de fazer os seguintes : levantamento terra, remada cavalinho, barra fixa, remada sentada. 

O deep running é uma modalidade de exercício que une corrida e água. O principal benefício da atividade é a impossibilidade do atleta se lesionar, já que não há impacto dentro da piscina. É um excelente exercício aeróbico devido à resistência oferecida pela água. 

Sim, a cerveja leva a um forte estado de desidratação e isso colabora com a perda de importantes vitaminas  e minerais como Cálcio, Zinco e Magnésio, que estão ligados com o trabalho de contração e recuperação muscular. 


Sem falar na quantidade de calorias de uma cervejinha aparentemente inofensivas e nos petiscos que a acompanham. 

Depende do seu empenho e foco. Claro que conseguirá sozinho porém o Personal Trainer irá motivá-lo e certamente chegará aos resultados almejados com maior rapidez. 

Não necessariamente, você conhece os Studios que possuem um atendimento mais individualizado? Há Studios com grupos de 4 alunos no máximo acompanhados por um professor, onde você poderá interagir e chegar aos seus objetivos. 


Não necessariamente, uma alimentação balanceada orientada por um nutricionista poderá “suplementar” todos os nutrientes que o ajudarão a obter os melhores resultados.

A suplementação tem sempre seu valor quando bem orientada. Tomo Pharmaton há 3 anos e sinto-me com energia para fazer minhas atividades diárias e ainda treinar à noite. Estou sempre em dia com meus exames de saúde.  


Você conhece Centrum Homem ?  Centrum Homem é um suplemento vitamínico completo de A a Zinco com fórmula balanceada especialmente desenvolvida para atender as necessidades nutricionais dos homens. Possui níveis ajustados de vitaminas e minerais necessários para a saúde do homem, dentro dos limites diários recomendados. Experimente! Tome uma cápsula de Centrum Homem todos os dias e complete sua alimentação já na primeira dose.