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Yoga

O que é Yoga?

É uma antiga filosofia nascida na Índia há mais de 5 mil anos. A Yoga auxilia o ser humano a integrar o corpo à mente e às emoções. Traduzido do sânscrito para o português, Yoga significa união.

Há mais de 100 tipos de Yoga reconhecidas no Brasil. Entre os mais populares, destacam-se a Hatha Yoga, que engloba técnicas corporais, respiratórias e de relaxamento; a Bakti Yoga, de cunho religioso, a Jñana Yoga, que busca o autoconhecimento; a Raja Yoga, também chamada de “Yoga mental”; e a Tantra Yoga, que cultua a energia sensorial.

Sua técnica utiliza o corpo como instrumento para treinar e acalmar a mente. 

Na Índia, Namastê é uma saudação que pode ser usada no lugar de “Oi”, “Tchau”, “Bom Dia” e “Boa Tarde”. 

Como a Yoga visa buscar o equilíbrio entre o corpo e a mente pela atividade física, esta pode trazer muitos benefícios, já que favorece o equilíbrio e o funcionamento do metabolismo e proporciona relaxamento.


Sim, principalmente se o aumento de peso for gerado por ansiedade. 

Sim, mas se for praticada na forma errada. Como toda atividade física, deve-se procurar um profissional qualificado. 

Podem contanto que haja adaptação em alguns exercicios às deficiencias. 

Normalmente, isto dependerá da prática que escolhermos, uma vez que algumas modalidades de Yoga dão muito importância à prática de meditação e outras passam, infelizmente, longe dela. 

É provável que sim, a troca tende a fazer você perder volume muscular, já que a Yoga não oferece o trabalho repetido de tensão nos músculos, que é o que leva à hipertrofia.

Sim, mas é preciso fazer adaptações. Por exemplo, em aulas especiais para crianças, pode-se criar uma atmosfera lúdica, associando as posturas a brincadeiras, e aos animais.


A hatha-yoga possibilita às crianças uma maior consciência de seu corpo ao aprenderem as posturas – “asanas”, e esses movimentos ativam o fluxo de energia vital em todo o corpo, proporcionando-lhes um corpo mais saudável e um estado mental mais equilibrado.


Não só podem como devem! Ao mesmo tempo em que, corrige a postura, a Yoga controla o ritmo respiratório e melhora a circulação sanguínea.

Essa é uma questão pessoal e a melhor alternativa é usar o bom senso. Muitas posturas de Yoga ajudam a massagear os órgãos sexuais e favorecem o alivio de cólicas, combatem a TPM, um mal estar leve e inchaço do abdômen. 

Antes de qualquer coisa, tenha a permissão de seu ortopedista ou fisioterapeuta, e depois comece com a Hatha Yoga, que tem um ritmo mais tranquilo.

Se você possui uma boa consciência corporal e já conhece a prática, pode, sim, optar por fazer Yoga sozinha. Nesse caso, comece com posturas básicas e exercícios que trabalham respiração e concentração – só invista em posições mais avançadas quando se sentir preparada para isso. 

Sim, primeiro você precisa preparar sua mente na noite anteior.Depois, coloque o despertador 10 minutos mais cedo e inicie a prática na cama mesmo. 


Umas das formas para se levantar com outra energia é fazer a saudação do sol (uma série de exercícios que envolve alongamento e equilíbrio).  


Após a prática mantenha-se uns minutinhos deitado, solte os tendões e  vizualize um ótimo dia. 

Sem dúvidas. Yoga é um excelente tratamento para dores na coluna. É importante que você tenha regularidade no tratamento para sentir os resultados. 

 Sem dúvidas, e o  único limite é o imposto pelo seu corpo quando da realização dos movimentos. Você pode praticar mesmo que tenha artrite, hérnia, ou qualquer outra doença que atinja a região. Isso porque os movimentos realizados através do Yoga buscam o equilíbrio do corpo e entre corpo e mente, ajudando a corrigir a postura.